sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Projecto pioneiro de Literacia Emocional nas mãos da Ministra da Educação

O Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, revelou, durante o FEELab World 2010, esta quarta-feira, que a Dra. Isabel Alçada, Ministra da Educação (ME), já tem em mãos o projecto pioneiro em literacia emocional "Se às Vezes Digo que as Flores Sorriem" (um verso de Fernando Pessoa) e que aguarda uma resposta para o seu incremento. Numa primeira fase, o projecto passará por estudo piloto que o Prof. Freitas-Magalhães deseja que aconteça na Escola Secundária Inês de Castro (ESIC), em Canidelo, Vila Nova de Gaia.
"O nosso trabalho está feito, agora compete aos responsáveis governamentais decidir se querem ou não um projecto deste calibre para ajudar na resolução da conflitualidade que se vive nas escolas portuguesas", disse o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), para quem "a identificação, o reconhecimento e a regulação das emoções básicas constituem os verbos decisivos para o fomento de uma escola mais humana e partilhada".
O autor de "A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano" (2ª Edição, UFP) considerou ainda que é em momentos de crise que este tipo de programa ganha "mais sentido e oportunidade" e que os valores financeiros envolvidos são do total conhecimento da Ministra da Educação.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) vai utilizar as plataformas informáticas criadas como suporte na implementação do projecto a partir do próximo ano lectivo.

1 comentário:

  1. Bom dia!

    Apenas uma pergunta que julgo ser das poucas pessoas a saber. Não existe um estudo específico que tem como objectivo estudar todas as expressões faciais humanas, digo isto por uma vez ter visto numa série policial alguém mencionar uma situação dessas. Conseguia detectar-se instantâneamente mentiras, invenções, dúvidas, certezas, etc. E parece-me que esse estudo tem um nome específico. Se souber, agradecia uma resposta.

    Muito obrigado. Bom trabalho!

    ResponderEliminar