sexta-feira, 11 de março de 2011

Director do FEELab/UFP em entrevista na TVI sobre a análise da expressão facial da emoção de Renato Seabra


O Fundador e Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da  Universidade 
Fernando Pessoa (UFP),     
Prof. Doutor Freitas-Magalhães, a convite, deu entrevista, em directo, na TVI
A entrevista conduzida pelos apresentadores Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira foi transmitida, na segunda-feira, dia 07 de Março, no programa "Você na TV", tendo estado em destaque o trabalho científico pioneiro e inovador que se desenvolve naquela unidade de investigação, no âmbito do projecto ForensicPsy ( Psicologia Forense e Criminologia).
Nesse contexto, e de acordo com a análise que vem sendo realizada pelo FEELab/UFP, nomeadamente sobre um caso muito particular, o de Renato Seabra, foram apresentados alguns dados, bem como  salientado a importância dos métodos e técnicas científicos da "leitura dos movimentos esquelético-musculares humanos", ao nível da análise neuropsicofisiológica dos processos cerebrais envolvidos nas reacções da expressão facial da emoção. Em estúdio, estiveram presentes, igualmente, o Advogado, Dr. Raúl Mota Cerveira e o Ex-Inspector dos Homicídios da Polícia Judiciária, António Teixeira. 
Entretanto, o novo livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" do Prof. Freitas-Magalhães será publicado em Abril de 2011. O livro abordará a problemática neuropsicofisiológica da expressão facial da emoção. Segundo o Professor "será uma viagem inédita de tributo ao meu amigo Paul Ekman, pioneiro no estudo das emoções e da sua relação com a expressão facial. Pelo território da face humana, será uma viagem fascinante que elucidará, assertiva e magistralmente, a recorrente configuração interrogativa: Como é que o cérebro constrói a expressão facial? Como é que a expressão facial influencia o cérebro? Como se mede cientificamente os movimentos faciais? Quais as implicações e aplicações da expressão facial?

Sem comentários:

Enviar um comentário