domingo, 3 de junho de 2012

O conhecimento científico deve estar ao serviço das pessoas - defendeu o Prof. Freitas-Magalhães em conferência sobre emoções em Ílhavo







O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Professor Doutor Freitas-Magalhães, defendeu, este sábado, em Ílhavo, que " o conhecimento científico deve estar ao serviço da sociedade".
Para o Professor Doutor Freias-Magalhães, que falava a convite do Lions Clube de Ílhavo, no Hotel de Ílhavo, "o conhecimento científico na área da expressão facial da emoção apenas faz sentido se for posto ao serviço das pessoas e que estas sejam um exemplo útil na sua disseminação psicossocial".
O único académico de língua portuguesa distinguido pela Encyclopedia of Human Behavior, publicada recentemente pela Elsevier (www.elsevier.com), de Oxford, revelou acreditar que "os próximos dez anos serão decisivos para a implementação do conhecimento científico da expressao facial da emoção nos sistemas portugueses da justiça, da educação e da saúde".
"Portugal está a dar passos na adoção dos métodos e técnicas de análise de expressão facial, o que testemunha que está no caminho certo, apesar da lentidão processual", esclareceu o Professor Doutor Freitas-Magalhães, para quem a criação da pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção "é um sinal inquívoco da afirmação do conhecimento científico da expressão facial em Portugal".
"O número extraordinário de candidatos é a melhor prova e o indesmentível reconhecimento do trabalho que, há anos, desenvolvo na cartografia da face humana", disse o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP).
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que abordou a temática a "Expressão Facial: O Cérebro, a Face e a Emoção", considerou que "o evolucionismo da expressao facial é um testemunho inegável do percurso humano" e que "as suas implicações e aplicações na vida contemporânea não podem ser negligenciadas".
"A face é o palco onde o nosso cérebro se exprime", enfatizou o autor de "A Psicologia das Emoções: o Fascínio do Rosto Humano".
Depois de enumerar as contribuções dos seus estudos científicos e das suas propostas apresentadas ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Educação, o Professor Doutor Freitas-Magalhães foi muito solicitado, elogiado e aplaudido durante o período de perguntas, tendo a conferência terminado já de madrugada (01h15).
De referir que o Professor Doutor Freitas-Magalhães tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas instituições internacionais, como é o exemplo recente da Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano, editada pela prestigiadíssima Academic Press, uma chancela da Elsevier (www.elsevier.com), a maior editora médica e científica do mundo.
O Professor Doutor Freitas-Magalhães é o único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção e o único de língua portuguesa que figura naquela publicação.
FEELab/UFP
always emotional

Sem comentários:

Enviar um comentário