O docente e investigador da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Professor Doutor Freitas-Magalhães, no Porto, foi proposto para o cargo de Director do Behavioral and Social Sciences Research (OBSSR), do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.
Aquela instituição foi fundada em 1995 pelo Congresso norte-americano "in recognition of the key role that behavioral and social factors often play in illness and health. The OBSSR mission is to stimulate behavioral and social sciences research throughout NIH and to integrate these areas of research more fully into others of the NIH health research enterprise, thereby improving our understanding, treatment, and prevention of disease" e é a primeira vez que um português é proposto para Director.
The Office of Behavioral and Social Sciences Research (OBSSR) gere actualmente um orçamento de cerca de 19 milhões de euros.
O Professor Doutor Freitas-Magalhães coordena, desde 2008, o projecto científico e universitário internacional "The Brain and The Face" que desenvolve linhas de investigação sobre as estruturas neuropsicológicas do cérebro e as suas funções e repercussões na expressão facial da emoção, como, por exemplo, a expressão facial e as emoções em doentes com Parkinson e Alzheimer, dos mecanismos neuronais à funcionalidade da interacção social, o reconhecimento das emoções em psicopatas, o poder e a função das emoções na saúde, a constituição neuropsicofisiológica das emoções e a representação e a experiência emocional ao longo da vida e agrega cientistas e investigadores das Universidades de Oxford, New Deli, New York, Columbia, Clark, King´s College London, entre muitas outras.
Coordena, ainda, os projectos pioneiros em Portugal "FACE - Os Novos Descobrimentos Portugueses" (2009-2019), que permitirá cartografar, ao nível neuropsicofisiológico, a expressão facial dos portugueses, com recurso a tecnologia de imagiologia e visa ser um contributo para a constituição de um banco de dados de expressão facial disponível para as mais diversas aplicações sociais, como, por exemplo, na saúde, na justiça e na educação, "Uma década de Sorriso em Portugal" (2003-2013), que permitirá acompanhar a evolução da linguagem facial, e "Se às Vezes Digo que as Flores Sorriem" (2009-2012), que pretende desenvolver e incrementar a literacia emocional e foi inspirado num verso de Fernando Pessoa e lançado para comemorar o bicentenário do nascimento de Charles Darwin.
É o autor do projecto científico pioneiro "Psicopatia e Emoções em Portugal" (2010) com o objectivo de compreender os processos cerebrais envolvidos nas reacções neuropsicofisiológicas da expressão facial da emoção, conhecer a razão pela qual o padrão de emocionalidade negativa é recorrente na psicopatia, se há diferenças de género e idade e procurar os motivos orgânicos e ambientais envolvidos e estabelecer um padrão que permita o tratamento e a profilaxia do crime. Para verificar e analisar o cérebro dos psicopatas e a relação correspondente à expressão facial, será utilizada a imagiologia de ressonância magnética funcional (fMRI), a psicometria neurofuncional e as plataformas informáticas que estimulam os sistemas cerebrais, particularmente o límbico.
Para Freitas-Magalhães, "o conhecimento do estado da psicopatia em Portugal é um preditor indispensável para o exercício do tratamento e da prevenção da violência. A comunidade científica comprova e defende que o processamento cerebral emocional do psicopata é diferente do da pessoa normal e, por isso, a consequente manifestação dos movimentos faciais também o é". A identificação, o reconhecimento e a frequência das emoções permitirão a constituição de uma base de dados que poderá estar ao serviço do sistema judicial.
É o autor do projecto científico pioneiro "ForensicPsy" (2009) no âmbito da Psicologia Forense e que consiste na avaliação e medição da expressão facial da emoção dos delinquentes para efeitos da investigação criminal e dos processos judiciais.
É o autor das pioneiras F-M Portuguese Face Database (F-MPF) (2003), Smile Perception Scale (SPS), (2003) e Fear Perception Scale (FPS) (2009) e de diversas aplicações informáticas para identificar e reconhecer a expressão facial da emoção (e.g., Psy7Faces, i-Emotions, i-Brain).
Coordenador e autor dos livros inovadores "Emotional Expression: The Brain and The Face", “A Psicologia do Sorriso Humano” e “A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano”, o Professor Doutor Freitas-Magalhães, Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), é pioneiro em Portugal no estudo da expressão facial da emoção, designadamente das funções e repercussões do sorriso humano, e é membro efectivo de diversas instituições internacionais, entre as quais, a American Psychological Association (APA), a International Neuropsychological Society (INS), a International Society for Research on Emotions (ISRE) e a European Health Psychology Society (EHPS).
Pelo seu trabalho científico "pioneiro e inovador" foi distinguido por diversas entidades internacionais, entre as quais, o Governo do Reino Unido.
Sem comentários:
Enviar um comentário