terça-feira, 2 de março de 2010

DIRECTOR DO FEELab PROPÕE A GRAVAÇÃO EM VÍDEO DOS INTERROGATÓRIOS


O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UF), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, vai propor ao Ministério da Justiça (MJ) a inclusão da análise da expressão facial da emoção na próxima revisão do Código Penal, disse, hoje, em Amarante, o director daquela instituição.
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que proferia conferência "Expressão Facial: Funções, Implicações e Aplicações em Contextos Psicossociais", na Escola Secundária de Amarante, considerou que a adopção daquela medida "colmataria um vazio no processo de interrogatório e inquirições judiciais".
"A identificação, reconhecimento e interpretação da expressão facial da emoção são utilizadas há mais de quatro décadas nos Estados Unidos pelo FBI e pela CIA", lembrou o Prof. Freitas-Magalhães, para quem "urge aproveitar um recurso na prática judiciária".
Aquele especialista defende, há anos, que os interrogatórios e inquirições policiais e judiciais deviam ser objecto de gravação em vídeo para análise posterior, contribuindo para o esclarecimento da importância "daquilo que não se diz".
"No processo de averiguação da verdade, o  mais importante, muitas vezes, está no que se não diz do que naquilo que se diz", alertou o Prof. Freitas-Magalhães, para quem "a ausência de gravação em vídeo" implica não se ter acesso a informação "pertinente e decisiva" ao apuramento da verdade factual.
O director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) revelou ainda que a instituição está preparada para levar a cabo as acções de formação necessárias à correcta utilização dos métodos e técnicas científicos da "leitura dos movimentos esquelético-musculares humanos".
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que é docente na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), e autor de diversos livros como "Emotional Expression: The Brain and The Face" e "A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano", tem sido distinguido por diversas entidades internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico.

Sem comentários:

Enviar um comentário