quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Livro "Emotional Expression: The Brain and The Face" apresentado no Porto

O lançamento do novo livro "Emotional Expression: The Brain and The Face" (Vol. 2), coordenado pelo Prof. Doutor Freitas-Magalhães, Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), ocorreu, hoje, das 15,00 às 17,30 horas, no Auditório principal da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto.
No evento, presidido pelo Prof. Salvato Trigo, Reitor da Universidade Fernando Pessoa (UFP), e no qual esteve presente a Subdirectora da Escola Secundária Inês de Castro (ESIC), Dra. Manuela Carvalho, em representação de uma delegação de alunos e docentes, participaram cientistas e professores das Universidades envolvidas no projecto, como, por exemplo, de Oxford, Cambridge,  New York e  Deli, entre outras.
Em concreto, participaram os professores Simon van Rysewyk, da University of Tasmania (Australia), David L. McCabe, do Department of Psychology, Queens College and The Graduate Center of the City University of New York, Flushing, NY (Estados Unidos), Gavin B. Sullivan, Cluster Languages of Emotion, Free University of Berlin (Alemanha) e Meetu Khosla, da University of Delhi (India). Participou, também, Jean-Claude Martin, Professor of Computer Science na Paris-South 11 University, que abordou a parceria da Interactive Virtual Characters team at LIMSI-CNRS com o FEELab/UFP.
Aquele volume está organizado em 13 capítulos e é mais um contributo para a compreensão dos mecanismos associados ao processamento das emoções, desde as estruturas cerebrais até ao palco da face humana – a parte do corpo que mais mostramos durante a vida.
As dimensões temáticas abordam as competências cerebrais humanas para percepção facial, a teoria sobre a percepção emocional, a perspectiva emocional na reacção a faces emocionais, a expressão facial em pacientes de Parkinson, a compreensão das emoções através de uma abordagem indiana, a interpretação de estados emocionais através de vestígios visuais, diferenças e os estereótipos de género na interpretação da emocionalidade através de expressões faciais, a regulação emocional na interacção diádica, a escala de percepção do medo, a literacia emocional em serviços de saúde e cuidados primários, o sorriso na interacção social, as emoções e a expressão facial como facilitadores da comunicação em toxicodependentes. A heterogeneidade dos artigos releva a plasticidade da emoção, desde as suas origens, as implicações e as consequentes aplicações psicossociais.

Algumas fotografias do evento podem ser vistas aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário