segunda-feira, 28 de março de 2011

FEELab World 2011

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEElab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), organiza o FEELab World 2011, no próximo dia 5 de Abril, a partir das 15,00 horas, no auditório principal. O evento, que ocorre todos os anos, na Primavera, representa uma oportunidade para o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab) apresentar à comunidade o trabalho científico desenvolvido e as propostas que estão em curso na área da expressão facial da emoção. O FEELab World 2011, uma marca de aproximação e contacto com a sociedade, serve também para receber mais de duas centenas de alunos do ensino secundário, de todo o país, que ao longo do ano contactaram o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab). O FEELab, criado em 2003, e único em Portugal, tem sido distinguido por reputadas instituições internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico. Para o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, o evento "representa a face partilhada da ciência".

terça-feira, 22 de março de 2011

FEELab em destaque na revista da UFP


O 7º aniversário do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) está em destaque na secção "Investigação & Projectos" (pp. 82-85) do nº 12 da Revista oficial da Universidade Fernando Pessoa.

A revista pode ser lida aqui.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Revista FOCUS destaca trabalho científico do FEELab/UFP

A revista Focus destaca, na sua edição de hoje, e na secção "Estudos" o trabalho científico "A Neuropsicofisiologia das Emoções:  O Efeitos dos Estímulos Visuais e Auditivos: Estudo Empírico Com Portugueses" desenvolvido no Laboratório de Expressão facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa. A notícia é assinada pela Jornalista Paula Maria Simões. Para o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, este tipo de referência "reforça a configuração de partilha científica".
A notícia completa pode ser lida aqui.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Director do FEELab/UFP em entrevista na TVI sobre a análise da expressão facial da emoção de Renato Seabra


O Fundador e Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da  Universidade 
Fernando Pessoa (UFP),     
Prof. Doutor Freitas-Magalhães, a convite, deu entrevista, em directo, na TVI
A entrevista conduzida pelos apresentadores Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira foi transmitida, na segunda-feira, dia 07 de Março, no programa "Você na TV", tendo estado em destaque o trabalho científico pioneiro e inovador que se desenvolve naquela unidade de investigação, no âmbito do projecto ForensicPsy ( Psicologia Forense e Criminologia).
Nesse contexto, e de acordo com a análise que vem sendo realizada pelo FEELab/UFP, nomeadamente sobre um caso muito particular, o de Renato Seabra, foram apresentados alguns dados, bem como  salientado a importância dos métodos e técnicas científicos da "leitura dos movimentos esquelético-musculares humanos", ao nível da análise neuropsicofisiológica dos processos cerebrais envolvidos nas reacções da expressão facial da emoção. Em estúdio, estiveram presentes, igualmente, o Advogado, Dr. Raúl Mota Cerveira e o Ex-Inspector dos Homicídios da Polícia Judiciária, António Teixeira. 
Entretanto, o novo livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" do Prof. Freitas-Magalhães será publicado em Abril de 2011. O livro abordará a problemática neuropsicofisiológica da expressão facial da emoção. Segundo o Professor "será uma viagem inédita de tributo ao meu amigo Paul Ekman, pioneiro no estudo das emoções e da sua relação com a expressão facial. Pelo território da face humana, será uma viagem fascinante que elucidará, assertiva e magistralmente, a recorrente configuração interrogativa: Como é que o cérebro constrói a expressão facial? Como é que a expressão facial influencia o cérebro? Como se mede cientificamente os movimentos faciais? Quais as implicações e aplicações da expressão facial?

quarta-feira, 9 de março de 2011

CienciaPT destaca, no Dia Internacional da Mulher, na primeira página, o estudo pioneiro do FEELab/UFP sobre a neuropsicofisiologia das emoções

CienciaPT - "Portal de
Referência na Ciência e
Inovação em Português"
destaca, na página principal,
o estudo inédito "A neuropsicofisiologia das emoções: O efeito dos estímulos visuais e auditivos. Estudo empírico com portugueses" realizado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), e apresentado no Dia Internacional da Mulher.

A notícia completa pode ser lida aqui.

segunda-feira, 7 de março de 2011

FEELab/UFP apresenta estudo inédito no Dia Internacional da Mulher


Os estímulos visuais exercem mais influência na percepção emocional do que os estímulos   auditivos e há diferenças de género e idade na reactividade emocional. Esta é uma das     conclusões do estudo inédito "A neuropsicofisiologia das 
emoções: O efeito dos estímulos visuais e auditivos. Estudo empírico com portugueses" realizado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP). 
Participaram neste estudo científico 1243 portugueses (617 homens e
617 mulheres), dos 18 aos 80 anos. 
O procedimento consistiu na verificação dos efeitos visuais e auditivos de emoções positivas e negativas extraídas da F-M Portuguese Face Database (F-MPF, 2003), uma base de dados de expressões faciais criada pelo Prof. Doutor Freitas-Magalhães, em períodos de tempo (05, 10 e 30 minutos). Os efeitos dos estímulos visuais são mais visíveis do que os efeitos dos estímulos auditivos quer para a reacção emocional positiva quer para a reacção emocional negativa. As mulheres, independentemente da faixa etária, são mais influenciadas pelos estímulos visuais das emoções básicas alegria, tristeza e surpresa. Os homens são mais influenciados pelos estímulos visuais das emoções básicas cólera e alegria, com decréscimo de intensidade a partir dos 45 anos. Os resultados revelam, ainda, que os estímulos visuais das emoções medo e tristeza são referenciados pelos participantes com idade superior a 65 anos.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) foi fundado em 2003 e é único do género em Portugal, sendo uma referência na investigação mundial da área da expressão facial da emoção. 
Para além dos pioneiros e inovadores trabalhos que desenvolve, e da participação nos mais reputados eventos internacionais, o trabalho científico do FEElab/UFP foi distinguido por diversas entidades internacionais, como, por exemplo, o Governo do Reino Unido, multinacional Nokia e a Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo.

CienciaPT destaca, na primeira página, o lançamento do primeiro eBook para iPad, através da FEELab Science eBooks

O CienciaPT - "Portal de
Referência na Ciência e
Inovação em Português"
destaca, na página principal,
o novo projecto do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP).
O FEELab/UFP acaba de lançar, através da sua unidade FEELab Science eBooks (FSeB), o primeiro eBook para iPad.
O livro, genericamente intitulado "Facial Expression of Emotion: From Theory to Application", do Prof. Freitas-Magalhães, foi concebido para a aplicação iBooks do iPad e pode ser lido também no iPhone.
A notícia completa pode ser lida aqui.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Journal of Brain, Face & Emotion lançado pela ExcelingTech Publisher, do Reino Unido

O Journal of Brain, Face & Emotion (JBFE), que tem como Editor-in-Chief o Prof. Freitas-Magalhães, Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), e como Associate Editors as Profs. Joan Borod, da University of New York, New York, USA e Jenny Yiend, do King´s College London, London, UK é lançado pela ExcelingTech Publisher, de Londres, no Reino Unido.
Journal of Brain, Face and Emotion (JBFE) is a scholarly journal devoted to furthering an understanding of scientific relationships between brain, face and emotion. The readership has a broad range of backgrounds, interests, and specializations, often interdisciplinary in nature.
Journal of Brain Face and Emotion (JBFE) is an interdisciplinary academic journal that examines the

Intersection of Brain
Face and Emotion
Memory
Cognition
Psychobiology
Neurobiology of Emotion and Facial Expression

Journal of Brain, Face and Emotion (JBFE) welcomes submissions that explore the social and psychological aspects of emotional human behavior as related to applied societal and criminal justice settings. Journal of Brain, Face and Emotion (JBFE) is dedicated to providing timely access to important peer-reviewed research. As Journal of Brain, Face and Emotion (JBFE) is primarily positioned as an electronic journal, this process can be considerably shortened; resulting in a more rapid dissemination of important information. Additionally, the e-journal format does not create the usual page per issue limitations in print-only journals.

Para submissão de artigos e informação:
Journal of Brain, Face & Emotion, UK

terça-feira, 1 de março de 2011

FEELab Science lança eBook para iPad

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) acaba de lançar, através da sua unidade FEELab Science eBooks (FSeB), o primeiro eBook para iPad.
O livro, genericamente intitulado "Facial Expression of Emotion: From Theory to Application", do Prof. Freitas-Magalhães, foi concebido para a aplicação iBooks do iPad e pode ser lido também no iPhone.
A primeira edição, em língua inglesa, está configurada em sistema de acesso aberto e é, segundo o Director do FEELab/UFP, "um contributo para a disseminação do conhecimento científico".
A leitura no iPad pode ser feita a partir da FEELab Science eBooks (FSeB) ou do site oficial do Prof. Freitas-Magalhães.
Brevemente, serão lançados outros eBooks de reputados cientistas na área da expressão facial da emoção.

FEELab Science eBooks

Freitas-Magalhães, A. (2011). Facial expression of emotion: From theory to Application. Oporto: FEELab Science Books. ISBN 978-972-99700-3-0