terça-feira, 12 de abril de 2011

The Pessoa Face Memory Test (PFMT) & CienciaPT destaca o inovador instrumento

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) acaba de criar o Pessoa Face Memory Test (PFMT).
Aquele instrumento de avaliação da percepção e memória emocionais, construído através da F-M Portuguese Face Database (F-MPF, 2003) permite verificar as competências dos indivíduos perante diferentes estímulos faciais, desde as emoções básicas, expressões espontâneas e expressões deliberadas, invertidas e/ou deformadas, por exemplo, em diversos contextos psicossociais.
Segundo o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, trata-se de uma "aplicação que pode e deve ser utilizada quer do ponto de vista da medição quer do ponto de vista do treino das competências de percepção e memória emocionais, tendo em conta o género e a idade".
O Pessoa Face Memory Test (PFMT) resulta dos inúmeros estudos empíricos desenvolvidos com a população portuguesa e reflecte o "cariz prático da investigação na área da expressão facial da emoção", acrescentou o Prof. Freitas-Magalhães.
A designação do instrumento é, também, uma homenagem à UFP e ao seu patrono, Fernando Pessoa.
O Pessoa Face Memory Test (PFMT) será apresentado no âmbito do programa de estágios do Ciência Viva promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (ANCCT) e durante o qual o FEELab recebe estudantes de todo o país.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, criado em 2003, e único em Portugal, tem sido distinguido por diversas entidades internacionais, pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico.

Entretanto, o CienciaPT - "Portal de Referência na Ciência e Inovação em Português" destaca, na página principal, o pioneiro e inovador instrumento Pessoa Face Memory Test (PFMT).

A notícia completa pode ser lida aqui.

Foto: F-M Portuguese Face Database (F-MPF), com permissão do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário