quinta-feira, 13 de outubro de 2011

LISBOA: Prof. Freitas-Magalhães lança livro na FNAC COLOMBO


O livro "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção", do docente da UFP e diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Freitas-Magalhães, será apresentado na FNAC COLOMBO, em Lisboa, no próximo dia 19, pelas 18h30 horas.

O livro, pioneiro em Portugal, e editado pelas Edições Universidade Fernando Pessoa (EUFP), será apresentado pelo Prof. António Pedro Dores, do ISCTE.

"Os marcadores faciais estão validados cientificamente", reafirmou o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção", "o desconhecimento da validade e fiabilidade da análise científica da expressão facial da emoção leva ao preconceito e ao comentário despropositado".

"Tal como no ADN, a verificação da expressão facial da emoção é feita tendo em conta marcadores precisos, objetivos e científicos", enfatizou aquele especialista, para acrescentar que o seu novo livro "apresenta, com exemplos muitos claros, os métodos e as técnicas que permitem medir a face humana".

"Quando se faz a biopsia dos movimentos musculares faciais, tal procedimento pressupõe que se aplique o fundamento científico", esclareceu o Prof. Doutor Freitas-Magalhães.

O "Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" revela pormenores sobre os métodos e técnicas científicas de análise da expressão facial da emoção, a neuropsicofisiologia da expressão facial, a expressão facial verdadeira e a falsa , as macro expressões e as micro expressões e as diversas implicações e aplicações psicossociais.

"O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" é, segundo o Prof. Freitas-Magalhães, "uma viagem, única e fascinante, pelos territórios do cérebro, da face e da emoção, com a bússola da curiosidade procurando dar respostas ao conjunto de perguntas: Como é que o cérebro constrói a expressão facial? Como é que a expressão facial influencia o cérebro? Como se medem cientificamente os movimentos faciais? e Quais as implicações e as aplicações da expressão facial?".

Este livro é um tributo ao seu amigo Paul Ekman, pioneiro no estudo da expressão facial da emoção e considerado pela Time um dos 100 mais influentes psicólogos do século XX, e actual conselheiro científico da série Lie to Me, com pontos de interrogação pelo caminho fascinante da face humana. Um livro que focaliza o processo de construção da expressão facial da emoção.

Para o Prof. Freitas-Magalhães, o "Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção", que será traduzido para a língua inglesa, configura "a partilha da descodificação científica do trinómio cérebro-face-emoção e um contributo decisivo para alertar para o valor da expressão facial na sociedade".

Há 25 anos que o Prof. Freitas-Magalhães estuda a expressão facial da emoção e a sua relação com o cérebro humano e é autor de diversos livros e artigos científicos. 

Coordena, desde 2008, o projecto científico e universitário internacional "The Brain and The Face" e é Editor-in-Chief do "Journal of Brain, face and Emotion" (Londres).

Questionado sobre as implicações e aplicações dos seus estudos, o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção enfatizou a ideia de que "só faz sentido fazer ciência" quando a mesma é "partilhada com a comunidade em geral" e que "mais cedo ou mais tarde - é uma questão de tempo - o estudo científico da face humana fará parte da vida de todos como uma disciplina natural".

"Na face humana está toda a verdade", frisou.

"Os métodos e as técnicas de análise de expressão facial devem ser adoptados pelo meio judiciário", defendeu, para acrescentar que "os marcadores dos movimentos faciais são tão fiáveis como os marcadores do ADN", considerou, para acrescentar que "é uma lacuna grave que em Portugal não se apliquem os métodos e técnicas científicas da avaliação facial, já em aplicação nos Estado Unidos há décadas".

Para o Prof. Freitas-Magalhães, e questionado sobre a possibilidade da existência de uma sociedade sem mentira, "o essencial é o contributo para a descoberta da verdade em todas as dimensões, e que a mentira deve ser uma exceção e não uma regra".

O Prof. Freitas-Magalhães anunciou que a Universidade Fernando Pessoa vai criar, a partir do próximo ano lectivo, e no âmbito do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEElab), uma pós-graduação pioneira em Portugal sobre expressões faciais.

Neste livro pioneiro em Portugal, e que contará com a apresentação do Prof. António Pedro Dores, o especialista em expressão facial da  emoção defende a introdução da vídeo-gravação das expressões faciais em sede de interrogatórios e inquirições, à semelhança do que acontece noutros países.

O Prof. Freitas-Magalhães, que participou na edição deste ano da Convenção Anual da American Psychological Association (APA), em Washington, tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas entidades internacionais, entre as quais o Governo do Reino Unido, a Nokia e a Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo. É considerado um dos mais conceituados investigadores mundiais no estudo das expressões faciais.

---///---

"O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção" (349 pp)

FNAC

FEELab/UFP
http://feelab.ufp.pt
http://feelab2010.blogspot.com
http://facebook.com/ocodigodeekman
http://twitter.com/feelab

Sem comentários:

Enviar um comentário