Foto, 2011, Organização do Congresso. |
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, apresentou, no dia 13 de outubro de 2011, no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra, o inovador projeto "Põe quanto és no mínimo que fazes" na área da motivação emocional humana. Inspirado num verso de Fernando Pessoa, aquele projeto pretende desenvolver competências nas áreas da motivação e da emoção e contribuir para o saudável desenvolvimento psicossocial. É direcionado a todos os que procuram saber como aplicar o fenómeno da motivação e das decisões emocionais na realização das tarefas pessoais e profissionais e como dela tirar o melhor e maior proveito, pois a decisão é tomada, por vezes, em segundos, e seguindo o percurso da construção emocional que envolve todo o amplo exercício neuronal. É nesta dimensão e processo organizacional que este projeto pretende demonstrar a importância da formação e treino na identificação, reconhecimento, regulação e uso ao nível da gestão emocional de todos aqueles que fazem da tomada de decisão um exercício diário, por exemplo, em contexto laboral, na inclusão social. Decidir é um verbo que se conjuga com a devida regulação das emoções. E decidir emocionalmente é uma conduta saudável, desde que a pessoa que a toma conheça a anatomia das emoções. Este projeto permite o contacto com os métodos e técnicas de análise da expressão facial da emoção, únicas e a serem apresentadas pelos investigadores do FEELab/UFP, e, conforme presença, pelo investigador assistente, Érico Castro, de modo a que as pessoas entendam como é a face estudada cientificamente e quais as suas aplicações nos diversos contextos sociais.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) tem como missão criar novos conhecimentos científicos sobre as emoções humanas e as suas formas de expressão social, incluindo interações com a saúde, a justiça, o desenvolvimento psicossocial e o contexto intercultural. Atualmente, o campo de ação estende-se aos níveis nacional e internacional, com especial incidência na investigação e no desenvolvimento de métodos de investigação científica (plataformas e interfaces informáticos inéditos) da expressão facial da emoção e do comportamento humano. O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) é, hoje, uma marca de referência mundial na configuração científica, com notório destaque nos meios científicos e académicos, nos media, na internet e nas redes sociais (e.g., Lusa, TVI, RTP, SIC, Antena1, TSF, Renascença, Dentistry, SRNOM, Austrália, Brasil, França, Estados Unidos, Japão, Espanha, Reino Unido, Rússia). O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) é o único do género em Portugal, com reconhecimentos nacional e internacional, e presença nos mais reputados certames.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) tem assim, ao longo destes oito anos – 09 de outubro de 2003/2011-, dado o seu modesto contributo para o desenvolvimento da atividade científica na área da expressão facial da emoção. E aquele modesto contributo não se confina, apenas e só, aos limites físicos do Laboratório, mas - e essa é uma conduta de princípio - a toda a sociedade, e sempre com o cuidado, redobrado, de saber que as pessoas estão, e estarão, em primeiro lugar.
Mais informação, pode ser consultada aqui:
http://www.congressonacionalinclusao.com/crbst_38.html
http://www.congressonacionalinclusao.com/expocni.html
http://www.congressonacionalinclusao.com/programa.html
Sem comentários:
Enviar um comentário