sábado, 19 de maio de 2012
Prof. Freitas-Magalhães defende literacia emocional nas escolas portuguesas
As escolas portuguesas necessitam de um projeto a longo prazo de literacia emocional, defendeu hoje em Ponte de Lima o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa.
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que falava à margem da conferência "O Jogo da Face: Os Vestígios Emocionais e as Implicações Psicossociais" no V Encontro de Ciências e Culturas, revelou que remeteu "uma proposta abrangente de literacia emocional" ao Ministro da Educação e Ciência, Prof. Nuno Crato.
"Identificar, reconhecer, regular e usar são os quatro verbos que os agentes das escolas portuguesas devem saber conjugar para evitar as condutas agressivas e permitir uma interacção saudável", enfatizou aquele especialista, para acrescentar que "os momentos de crise reclamam ainda mais o conhecimento das emoções básicas".
"Aguardo a resposta do Senhor Ministro para que se possa pôr em prática o programa de literacia emocional e assim dar um contributo decisivo para uma educação saudável", concluiu o Prof. Freitas-Magalhães.
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