segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Prof. Freitas-Magalhães recebe 35 alunos do ensino secundário para "Explorar as Emoções na Face Humana". Um sucesso!!







O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) recebeu 35 alunos do ensino secundário, na passada sexta-feira, e no âmbito da Semana de Ciência & Tecnologia do Ciência Viva.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) recebeu todos os interessados no projeto "Explorar as Emoções na Face Humana".
"Esta ação pretendia ser uma porta aberta à descoberta do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), classificou o Professor Doutor Freitas-Magalhães, Diretor do FEELab/UFP, para questionar: se todos nós temos emoções, afinal quais são elas, quantas são, para que servem e como reconhecê-las?”

"No FEELab/UFP, os alunos tiveram, assim, a oportunidade de explorar o mapa fascinante da face humana, pois ao longo da ação foi mostrado que é possível estudar cientificamente as emoções através do contacto e experimentação dos métodos, técnicas e plataformas informáticas de análise/avaliação da expressão facial da emoção, únicas, e à disposição no FEELab/UFP", explicou o Professor Doutor Freitas-Magalhães.

Entretanto, o FEELab/UFP está a desenvolver a Escala de Avaliação da Expressão Facial da Dor Humana (em inglês F-M Human Face Pain Scale - F-MHFPS) revelou também Diretor daquele instituto de investigação.

Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, aquele instrumento vai "ajudar na identificação, reconhecimento, regulação e uso da emoção em contextos psicossociais onde a liderança joga papel decisivo, como, por exemplo, nas organizações".

"Estudar a emocionalidade do líder e dos liderados pode ajudar a construir estratégias mais adequadas ao funcionamento organizacional, e, por consequência, ao funcionamento da sociedade em geral", enfatizou aquele especialista, para focalizar que "em tempos de crise, a ressonância emocional deve ser observada e avaliada, porque corresponde à reatividade pulsional humana".

O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) referiu ainda que se trata de "um instrumento de medida simples e fácil de utilizar para aferir a liderança emocional", para concluir que conta apresentar os primeiros resultados sobre a aplicabilidade daquela escala no final do ano.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), fundado em 2003, e único do género em Portugal, tem sido distinguido por diversas entidades nacionais e internacionais pelo seu trabalho científico "pioneiro e inovador" que tem desenvolvido.

FEELab/UFP
always emotional

domingo, 4 de novembro de 2012

"A cólera é a face dos portugueses" - alerta do Prof. Freitas-Magalhães







O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa alertou hoje no Porto para "os vestígios de cólera na face dos portugueses".

O Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que dava a conferência "Expressão Facial da Emoção: A Estrutura Neuropsicofisiológica" na Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE), curso universitário pioneiro em Portugal, considerou que "a cólera é uma emoção evolutiva que nos protege de potenciais perigos e, ao mesmo tempo, é uma força reativa e motivadora em defesa de direitos e alteração de situações psicossociais".

Para aquele que é considerado um dos mais reputados especialistas mundiais da expressão facial, "a cólera recalcada pode levar ao aparecimento de reações instintivas muito difíceis de controlar".

"Os vestígios da expressividade dos portugueses passa hoje em dia pelo triângulo emocional de tristeza, medo e cólera, sendo que esta última tem vindo a aumentar de intensidade. É preciso ouvir o grito da face, interpretá-lo e responder-lhe, para evitar consequências psicossociais graves", explicou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para concluir que "a cólera é a face dos portugueses e nunca como hoje ela gritou tanto".

De referir, que o Prof. Doutor Freitas-Magalhães é o único cientista e académico de língua portuguesa distinguido pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford, e único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção naquela publicação com chancela da Elsevier/Academic Press, a maior editora médica e científica do mundo.

O artigo científico aborda temáticas como a 'Emoção: Um Fenómeno Complexo e Multidimensional', 'Do Cérebro à Face: Uma Viagem Emocional', 'Expressão Facial: Da Universalidade às Influências Culturais', 'Macroexpressões e Microexpressões' ou 'Expressão Facial: A Verdade e a Mentira'.

Entretanto, a investigação do Prof. Doutor Freitas-Magalhães foi submetida ao Ministério da Justiça para a adopção em Portugal dos métodos e técnicas de avaliação da expressão facial da emoção em interogatórios e inquirições, e faz parte da proposta do Governo em discussão na Assembleia da República para alteração dos Códigos Penal e do Processo Penal portugueses.

O Prof. Doutor Freitas-Magalhães é autor dos livros 'O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção', 'A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano' ou 'A Psicologia do Sorriso Humano', entre muitos outros, e tem sido distinguido por diversas instituições internacionais, como, por exemplo, o Governo do Reino Unido, pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico e académico.

FEELab/UFP
always emotional