segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Prof. Freitas-Magalhães recebe 35 alunos do ensino secundário para "Explorar as Emoções na Face Humana". Um sucesso!!







O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) recebeu 35 alunos do ensino secundário, na passada sexta-feira, e no âmbito da Semana de Ciência & Tecnologia do Ciência Viva.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) recebeu todos os interessados no projeto "Explorar as Emoções na Face Humana".
"Esta ação pretendia ser uma porta aberta à descoberta do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), classificou o Professor Doutor Freitas-Magalhães, Diretor do FEELab/UFP, para questionar: se todos nós temos emoções, afinal quais são elas, quantas são, para que servem e como reconhecê-las?”

"No FEELab/UFP, os alunos tiveram, assim, a oportunidade de explorar o mapa fascinante da face humana, pois ao longo da ação foi mostrado que é possível estudar cientificamente as emoções através do contacto e experimentação dos métodos, técnicas e plataformas informáticas de análise/avaliação da expressão facial da emoção, únicas, e à disposição no FEELab/UFP", explicou o Professor Doutor Freitas-Magalhães.

Entretanto, o FEELab/UFP está a desenvolver a Escala de Avaliação da Expressão Facial da Dor Humana (em inglês F-M Human Face Pain Scale - F-MHFPS) revelou também Diretor daquele instituto de investigação.

Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, aquele instrumento vai "ajudar na identificação, reconhecimento, regulação e uso da emoção em contextos psicossociais onde a liderança joga papel decisivo, como, por exemplo, nas organizações".

"Estudar a emocionalidade do líder e dos liderados pode ajudar a construir estratégias mais adequadas ao funcionamento organizacional, e, por consequência, ao funcionamento da sociedade em geral", enfatizou aquele especialista, para focalizar que "em tempos de crise, a ressonância emocional deve ser observada e avaliada, porque corresponde à reatividade pulsional humana".

O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) referiu ainda que se trata de "um instrumento de medida simples e fácil de utilizar para aferir a liderança emocional", para concluir que conta apresentar os primeiros resultados sobre a aplicabilidade daquela escala no final do ano.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), fundado em 2003, e único do género em Portugal, tem sido distinguido por diversas entidades nacionais e internacionais pelo seu trabalho científico "pioneiro e inovador" que tem desenvolvido.

FEELab/UFP
always emotional

Sem comentários:

Enviar um comentário