segunda-feira, 28 de junho de 2010

Natura destaca trabalho científico do FEELab

A multinacional Natura destaca o trabalho cientifico do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) no seu portal oficial.
Na reportagem, assinada pela jornalista Clarissa Beretz, e justamente intitulada "Tá na Cara", é descrito o contributo científico do FEELab na área da expressão facial da emoção.
“A face humana é capaz de produzir 10 mil movimentos e 44 ações musculares, que são o conjunto de músculos que suportam cada expressão”, esclarece o Professor Doutor Freitas Magalhães, diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. Parceiro de estudos do Dr. Ekman, Magalhães, que também é autor do livro A Pscicologia das Emoções – O Fascínio do Rosto Humano, há anos desenvolve uma escala de inteligência emocional. O estudo identifica o uso das emoções em diversos contextos sociais".  Ler, na íntegra, aqui.

sábado, 26 de junho de 2010

A neuropsicofisiologia da expressão facial da emoção: Estudo de caso com jogadores no Campeonato do Mundo da África do Sul

A expressão facial da emoção cólera é a mais exibida durante os jogos já realizados no Campeonato do Mundo de Futebol, a decorrer na África do Sul. Esta é uma das conclusões do estudo científico pioneiro “A neuropsicofisiologia da expressão facial da emoção: estudo de caso com jogadores no Campeonato do Mundo da África do Sul” em curso no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), sob a coordenação do Prof. Doutor Freitas-Magalhães, e após a análise dos 48 vídeos (4320 m) da primeira fase.
As emoções em estudo foram a alegria, a tristeza, o medo, a cólera, o desprezo, surpresa e aversão. A manifestação da expressão de emoção cólera surge muito frequente e intensamente durante o jogo (7/10). Os resultados revelam ainda, e por esta ordem, que as emoções tristeza e alegria são as outras expressões mais exibidas. O padrão da expressão facial nas imagens analisadas é o seguinte: cólera, tristeza, alegria, surpresa, desprezo, aversão e medo. As imagens foram analisadas através do Facial Action Coding System (FACS, Ekman, Friesen e Hager, 2002) e do Psy7Faces (Psy7F, Freitas-Magalhães e Castro, 2006), códigos de anotação e análise da expressão facial da emoção, únicos no mundo. O objectivo do estudo, pioneiro ao nível mundial, é verificar a frequência e a intensidade da expressão facial em jogadores provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição.
Para o Director do FEELab/UFP, Prof. Doutor Freitas-Magalhães, os resultados confirmam que "a interacção humana, ao nível do exercício competitivo, e independentemente dos grupos étnicos, potencia a evidência das emoções básicas mais comuns".
"O congruente estado instintivo que suporta a reacção emocional é notório e confirma que, num quadro de competição, a exibição emocional é também uma demonstração de conduta humana, levada, por vezes ao extremo da agressividade, pretendendo-se, em primeiro lugar, que os adversários vislumbrem quem tem o poder", disse o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para quem "a face humana revela isso sem qualquer dúvida, por espontânea, verdadeira e natural no contexto competitivo"
O  Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) vai continuar a estudar as expressões até ao final do Campeonato do Mundo, agendado para 11 de Julho. O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), fundado em 2003, e único do género em Portugal, tem sido distinguido por diversas organizações internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico.

terça-feira, 22 de junho de 2010

FEELab/UFP estuda crianças com epilepsia

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) está a estudar as competências emocionais em crianças portadoras de epilepsia. O objectivo é estabelecer uma comparação entre a identificação e reconhecimento das emoções básicas em adultos e em crianças e, assim, sustentar a criação da plataforma informática i-Epilepsy (i-Epi) para ajudar as pessoas portadoras de epilepsia (com ou sem lesão do lobo temporal), revelou o director daquela instituição.
Trata-se de mais um estudo pioneiro em Portugal e dos poucos no mundo que envolvem crianças com epilepsia.
Segundo o Prof. Freitas-Magalhães, o novo instrumento resulta da investigação "A Neuropsicofisiologia das Emoções: O Efeito dos Estímulos Visuais e Auditivos" e da linha de investigação em curso "O processamento das emoções em pessoas com epilepsia do lobo temporal: Estudo empírico com portugueses com recurso à F-M Portuguese Face Database (F-MPF)"
Para o Prof. Freitas-Magalhães, "A identificação e o reconhecimento das emoções básicas pela expressão facial são importantíssimos no processamento das emoções".
Para aquele especialista, reconhecido como um dos mais conceituados investigadores mundiais em expressão facial da emoção, "as estruturas do lobo temporal mesial são cruciais no processamento de estados emocionais, com destaque para as conexões amígdala-hipotálamo".
"Dado que uma lesão na amígdala condiciona a capacidade e competência de identificação e reconhecimento da expressão facial de uma emoção, propõe-se com este estudo empírico pioneiro avaliar o processamento das emoções básicas e determinar a sua localização cerebral em indivíduos com Epilepsia do Lobo Temporal com ou sem lesão", esclareceu o Prof. Freitas-Magalhães.
A avaliação, a decorrer em contexto hospitalar, será feita através de Ressonância Magnética Funcional (RMF) e da F-M Portuguese Face Database (F-MPF), uma base de dados única de expressões faciais emocionais de portugueses criada, em 2003, pelo Prof. Freitas-Magalhães.
Os dados sobre esta linha de investigação foram apresentados durante a conferência "The Science of The Human Face" que o Prof. Freitas-Magalhães proferiu no evento internacional SWiTCH, na Faculdade de Ciências e da Tecnologia, da Universidade de Coimbra.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEElab), fundado em 2003, tem sido distinguido por diversas entidades internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CienciaPT destaca, hoje, na primeira página, a participação inédita portuguesa do Prof. Freitas-Magalhães na Encyclopedia of Human Behavior da Elsevier

O CienciaPT - Portal de Referência na Ciência e Inovação em Português destaca, hoje, na página principal, a participação inédita portuguesa do Professor Universitário e Director do FEELab/UFP, Prof. Doutor Freitas-Magalhães, na "Encyclopedia of Human Behavior" da Elsevier, e a convite dos Professores Vilayanur S. Ramachandran, Director do Center for Brain and Cognition e docente na University of California e no Salt Institute e David M. Buss, docente da University of Texas, na qual pode ler-se na nota oficial "have nominated you as the most appopriated person to write on the subject of Personality/Facial Expression of Emotion (Emotion and Cognition)".

A "Encyclopedia of Human Behavior" será editada pela prestigiada Elsevier.

A notícia pode ser lida aqui.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Prof. Freitas-Magalhães na Encyclopedia of Human Behavior da Elsevier

O Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, foi convidado pelos Professores Vilayanur S. Ramachandran, Director do Center for Brain and Cognition e docente na University of California e no Salt Institute e David M. Buss, docente da University of Texas, para a Encyclopedia of Human Behavior porque, segundo a nota oficial do convite, "as the most appopriated person to write on the subject of Personality/Facial Expression of Emotion".
A Encyclopedia of Human Behavior será editada pela prestigiada Elsevier.
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães tem sido distinguido por diversas instituições internacionais pelo "pioneirismo e inovação" seu trabalho científico e académico.

Prof. Vilayanur Ramachandran convidou o Prof. Freitas-Magalhães para a Encyclopaedia of Human Behaviour, da Elsevier. Vilanayur Ramachandran, MD PhD, Director of the Center for Brain and Cognition, Professor in the Psychology Department and Neurosciences Program, University of California, San Diego and Adjunct Professor of Biology at the Salk Institute for Biological Studies, California, USA



Conferência proferida aqui.

Description
The Encyclopedia of Human Behavior is a comprehensive four-volume reference source on human action and reaction, and the thoughts, feelings, and physiological functions behind those actions. Presented alphabetically by title, 250 articles probe both enduring and exciting new topics in physiological psychology, perception, personality, abnormal and clinical psychology, cognition and learning, social psychology, developmental psychology, language, and applied contexts. Written by leading scientists in these disciplines, every article has been peer-reviewed to establish clarity, accuracy, and comprehensiveness. The first reference source to provide both depth and breadth to the study of human behavior, the encyclopedia promises to be a much used reference source. This set appeals to public, corporate, university and college libraries, libraries in two-year colleges and some secondary schools.

Audience
Public, corporate, university and college libraries, libraries in two-year colleges and some secondary schools.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

FEELab lança FEELab Science

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), vai lançar, em Julho, a revista científica FEELab Science, com o objectivo de apresentar, em língua portuguesa, a investigação que se faz naquele laboratório e disponibilizá-la a toda a comunidade. A FEELab Science será editada electronicamente em formato ebook e pode ser lida em qualquer plataforma ou recurso (por exemplo, Kindle, iBooks) e será configurada segundo as normas de estilo e citação da American Psychological Association (APA), as mais difundidas e utilizadas no universo académico da Psicologia, ao nível mundial, possibilitando, assim, aos estudantes e investigadores o acesso aos estudos na área da expressão facial da emoção.
Para o Director do FEELab/UFP, Prof. Doutor Freitas-Magalhães, "a ciência só faz sentido quando partilhada. Nesse sentido, a FEELab Science é um seguro instrumento, de fácil acessibilidade e leitura, que vamos disponibilizar, com todo o gosto".
O lançamento da FEELab Science enquadra-se no projecto ALLFace e é mais uma das actividades do vasto programa de comemoração do 7º ano de aniversário do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP).

Director do FEELab/UFP na Humaine Association

O Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universiade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, acaba de ser eleito membro efectivo da HUMAINE Association, "a professional, world-wide association for researchers in emotion-oriented/affective computing".
The HUMAINE Association was founded in June 2007, and its Executive Committee and Management Board were elected in September and October 2007. 
O actual presidente é o Prof. Jonathan Gratch, da University of Southern California, nos Estados Unidos.

Livro coordenado pelo Director do FEELab/UFP referenciado na revista americana "EMOTION"

O livro "Emotional Expression: The Brain and The Face", coordenado pelo Prof. Doutor Freitas-Magalhães, e publicado pelas Edições Fernando Pessoa (EUFP), é citado no artigo "The effects of BOTOX injections on emotional experience", publicado no último número da revista "Emotion" (V. 10, nº 3, 433-440), da American Psychological Association (APA) e da autoria de Joshua Ian Davies, Ann Senghas, do Bernard College of Columbia University, Fredric Brandt, do Dermatology Research Institute, da Florida e Kevin Ochsner, da Columbia University.
O livro pode ser adquirido aqui
A intervenção do Prof. Joshua Ian Davies no lançamento mundial do livro "Emotional Expression: the Brain and The Face" pode ser vista aqui.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Director do FEELab/UFP na International Brain Research Organization (IBRO)

O Fundador e Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, acaba de ser eleito membro efectivo da International Brain Research Organization (IBRO).
Fundada em 29 de Março de 1961 pelo Senado do Canadá, aquela prestigiada organização tem por objectivos principals "to develop, support, co-ordinate and promote scientific research in all fields concerning the brain and to promote international collaboration and interchange of scientific information on brain research throughout the world".
A IBRO publica a conceituada revista Neuroscience.
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães irá participar no 8th IBRO World Congress of Neuroscience, que se realiza em Florença, em Itália, de 14 a 18 de Julho de 2011.
Os Professores Joseph LeDoux, da New York University, António Damásio, da USC Neuroscience,  e  Pierre Magistretti, do Brain Mind Institute, da Suiça, são alguns dos membros efectivos da Brain Research Organization (IBRO).

Site oficial do FEELab
Site oficial do Prof. Freitas-Magalhães

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Director do FEELab distinguido pelo Ministério da Justiça

O Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, acaba de ser distinguido pelo Gabinete para a Resolução Alternativa de Lítigios (GRAL), organismo do Ministério da Justiça, para dar o seu contributo na publicação "Direitos Fundamentais 2.0"  que versa os direitos fundamentais consagrados na Constituição da República Portuguesa.
Segundo a nota formal do convite ao Prof. Doutor Freitas-Magalhães, assinada pelo Director do GRAL, Dr. Domingos Soares Farinho, pode ler-se que "o intuito da publicação é fazer chegar à população em geral, sobretudo a mais jovem, o conhecimento desses direitos, acompanhados de comentários não técnicos de personalidades de reconhecido mérito da sociedade portuguesa, que se destacam em diversas áreas como o humor, jornalismo, ciência, desporto, literatura e música".
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães foi distinguido na área da Ciência.
O livro "Emotional Expression: The Brain and The Face" pode ser consultado aqui