domingo, 16 de maio de 2010

Prof. Freitas-Magalhães na SWITCH Conference na Universidade de Coimbra pergunta "Where is the face?"

O Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, usou hoje a metáfora "Where is the face?" para motivar cientistas e empreendedores. Foi, de facto, um repto à procura da identidade, uma vez que a face é "o palco onde a vida decorre e o cérebro humano se apresenta". Na face apresenta-se a vida emocional, que mais não é que a exibição da construção cerebral. Sem face - sem identidade - não há projectos. "Estudar os movimentos e linguagens da face é estudar as pessoas, o mundo, a vida emocional. Não há trabalho mais fascinante", acrescentou o coordenador do livro "Emotional Expression: The Brain and The Face", que conta com participação de investigadores da University of Oxford, University of New York, Clark University, King´s College London, entre outras.
Proferindo a conferência "The Science of The Human Face" na SWITCH, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra, o Prof. Doutor Freitas-Magalhães desafiou os presentes a "identificar todos os movimentos e linguagens da face humana" com o objectivo de melhor se conhecer as emoções. "Quando isso suceder, o mundo será melhor", preconizou.
O Director do FEELab/UFP discorreu sobre as linhas de investigação desenvolvidas (mais de 220 em sete anos!) e revelou que actualmente está a estudar a expressão facial dos psicopatas e dos alcoólicos, bem como o sorriso no feto humano.
A terminar, o Prof. Doutor Freitas-Magalhães desafiou os presentes a aventurarem-se no "império da face humana".


Ver keynote aqui.

Foto: http://twitpic.com/1obkck
         http://twitpic.com/photos/rtppt

Sem comentários:

Enviar um comentário