O Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, vai proferir a conferência "Os Vestígios Emocionais do Cérebro na Face Humana: O Efeito da Idade", na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga, esta quinta-feira, e no âmbito das II Jornadas de Gerontologia Social 2010 - As Máscaras do Envelhecimento, organizada por docentes e estudantes do Mestrado em Gerontologia Social Aplicada daquela instituição.
Segundo o Prof. Freitas-Magalhães, "a expressão facial da emoção sofre alterações ao longo da vida. A consensual literatura comprova o efeito da variável moderadora idade quanto às dimensões intensidade, duração e frequência".
"E tal ocorre - explica - devido aos factores biopsicofisiológicos associados ao processo de envelhecimento. A expressão da emoção é construída nos circuitos neurocerebrais e o resultado daquela complexa construção é o vestígio que aparece na face humana. A identificação, a análise e a caracterização daquele vestígio na senescência delimitam a configuração desta palestra".
O Director do FEELab/UFP vai aproveitar a oportunidade para falar sobre as linhas de investigação desenvolvidas e em curso no laboratório, em particular sobre as plataformas informáticas inéditas a “i-Alzheimer (i-Alzh)” e a “i-Parkinson (i-PK)”, as quais foram produzidas com o propósito de ajudar no processo da interacção humana dos doentes portadores daquelas patologias e que mais afectam os idosos.
O evento é direccionado aos profissionais e estudantes de várias áreas multidisciplinares, particularmente de Enfermagem, Medicina, Serviço Social, Sociologia, Psicologia, Fisioterapia, Animação Social, Gerontologia e demais áreas associadas, bem como a administradores de instituições gerontológicas e a toda a comunidade em geral.
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães vai proferir a conferência "Os Vestígios Emocionais do Cérebro na Face Humana: O Efeito da Idade" no 2º Simpósio sobre a “Promoção do Envelhecimento Saudável”, juntamente com o Prof. Doutor Daniel Serrão, Catedrático Jubilado da Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da Universidade Portuguesa, Prof. João Barreto, Professor Jubilado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Porto e da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Doutor Mendonça Lima, Director do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Alto Ave, Unidade de Guimarães, Prof. Engrácia Leandro, Catedrática do Instituto de Ciências Sociais - Departamento de Sociologia da Universidade do Minho e o Prof. António Palha, Coordenador Científico do referenciado Mestrado e Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.
O programa integral do evento pode ser consultado aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário