O Docente da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Fundador e Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, concedeu, hoje, em directo, entrevista à Jornalista Lúcia Gonçalves da SIC, sobre o estudo inédito a nível mundial da expressão e linguagens faciais do Papa Bento XVI, Joseph Ratzinger, que está em desenvolvimento no Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, e o qual iniciou-se quando foi eleito pelo conclave de cardeais, em 2005, e faz parte do projeto científico "A neuropsicofisiologia da face: Os movimentos e linguagens em figuras públicas".
O presidente norte-americano, Barack Obama, foi o primeiro a ser objecto da "autópsia facial" no âmbito daquele projecto, seguindo-se o chefe de estado português, Cavaco Silva.
Para o Professor Freitas-Magalhães, reconhecido como um dos mais conceituados investigadores mundiais em expressão facial da emoção, “a matriz científica consensual que se aplica no exercício do estudo da expressão facial revela coerência psicofisiológica, particularmente das unidades de acção muscular associadas aos estados emocionais e, por isso, o Papa Bento XVI exibe uma expressão facial congruente, consistente e verdadeira”.
Freitas-Magalhães vai apresentar os resultados sobre o estudo da expressividade da face do Papa Bento XVI durante a conferência "Os Vestígios Emocionais do Cérebro na Face Humana: O Efeito da Idade", a 20 de Maio, na Universidade Católica, em Braga.
Sem comentários:
Enviar um comentário