O treinador de futebol José Mourinho exibe uma expressão facial “congruente, intensa, consistente e verdadeira”, segundo revelou, hoje, no Porto, o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa, Professor Doutor Freitas-Magalhães.
Para aquele especialista em expressão facial da emoção, “os movimentos e linguagens faciais de José Mourinho são simétricos e articulados com o discurso verbal e contexto nos quais são produzidos e exibidos”.
Para o Professor Freitas-Magalhães, “a matriz científica consensual que se aplica no exercício do estudo da expressão facial revela coerência psicofisiológica, particularmente das unidades de acção muscular associadas aos estados emocionais”.
Um dos exemplos daquela “harmonia facial” é a expressão do treinador José Mourinho, que foi definido pelo Professor Freitas-Magalhães como “um modelo de expressão verdadeira e genuína porque cumpre, na íntegra, os pressupostos da intensidade, duração e congruência contextual, com particular enfoque na revelação da sua identidade comunicacional, com acentuada manifestação de envolvimento com o seu trabalho. Verifica-se notória expressividade nos últimos cinco anos".
Para o pioneiro em Portugal dos estudos científicos sobre a funções e repercussões do sorriso na comunicação humana, “a expressividade verdadeira, espontânea, e sobretudo intensa, justifica a facilidade, aceitação e o sucesso nacional e internacional da interacção comunicativa” de José Mourinho e representa “um estudo de caso público exemplar no âmbito da ciência da face humana, pela força comunicacional e empática, que regista valores de intensidade elevadíssimos".
O estudo inédito da expressão e linguagens faciais de José Mourinho está em desenvolvimento no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa, e iniciou-se quando do anúncio da sua contratação para o S. L. Benfica (2000) e faz parte do projecto científico “A Neuropsicofisiologia da face: Os movimentos e linguagens em figuras públicas”. O Presidente norte-americano, Barack Obama, o Papa Bento XVI e o Presidente Cavaco Silva foram já objecto da "autópsia facial" no âmbito daquele projecto.
O Professor Freitas-Magalhães vai apresentar os resultados sobre o estudo da expressividade da face de José Mourinho na 27th International Congress of Applied Psychology, em Melbourne, Austrália, em Julho próximo.
Autor dos livros pioneiros e inovadores em Portugal, “A Psicologia do Sorriso Humano” e “A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano”, e considerado um dos mais conceituados cientistas mundiais na área da expressão facial da emoção, o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), único do género em Portugal, coordena, desde 2008, o projecto mundial "The Brain and The Face" e foi recentemente distinguido pelo governo do Reino Unido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico e académico.
Foto: Getty Images
Sem comentários:
Enviar um comentário