O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, organiza, esta quarta-feira, a partir das 15,00 horas, o FEELabWorld 2010, no âmbito das comemorações do seu 7º aniversário.
A missão do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) é criar novos conhecimentos científicos sobre as emoções humanas e as suas formas de expressão social.
Neste sentido, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) exerce actividades no âmbito da investigação na área da psicologia da comunicação humana, com especial incidência na expressão facial da emoção, na identificação e no reconhecimento das emoções básicas.
Actualmente, o campo de acção estende-se não só a nível nacional como internacional, com especial incidência na investigação e no desenvolvimento de métodos de investigação científica (plataformas informáticas inéditas, v. referências) da expressão facial da emoção e do comportamento humano.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) é, hoje, uma marca de referência mundial na configuração científica, com notório destaque nos media, na worldwide (e.g., Lusa, TVI24, RTP, SIC, Antena1, Dentistry, SRNOM, Brasil, França, Estados Unidos, Japão, Espanha, Rússia), registando índices de procura, a cada dia que passa, sem precedentes, por inúmeros investigadores e estudantes do secundário, de graduação e pós-graduação (licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento), com o objectivo de obterem do Laboratório o apoio necessário ao desenvolvimento das suas linhas de investigação na área da expressão facial da emoção. Esta procura não é restrita, isto é, trata-se de uma procura feita pelos mais díspares sectores da sociedade, o que demonstra, de facto, que o trabalho desenvolvido pelo FEELab/UFP abrange uma panóplia de saberes que é partilhada e, por isso, o sinal dado do exterior é o melhor e mais digno reconhecimento da excelência da investigação científica desenvolvida, como, por exemplo, pode ler-se, recentemente, no Portal The Lybian Portuguese Exhibition 2010 - “Among the private universities, notable research centers include the Facial Emotion Expression Lab”.
Igualmente a nível nacional, pode ler-se, por exemplo, na Wikipédia sobre Portugal, na secção Ciência e Tecnologia em Portugal,”dentre as universidades privadas, centros de investigação notáveis incluem o Laboratório de Expressão Facial da Emoção”.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) é o único do género em Portugal, com reconhecimento nacional e internacional, e presença nos mais expressivos eventos/conferências mundiais, como, por exemplo:
- Na “Third Annual Tufts University Conference – The Neuroscience of Emotion: From Reaction to Regulation”, que se realizou, de 04 a 06 de Junho de 2009, na Tufts University, em Medford, nos Estados Unidos, na qual foram apresentados os resultados do estudo científico inédito "Facial expression: Identification and recognition. Empirical study with Portuguese”, e na qual estiveram presentes as melhores instituições do mundo como a de “Harvard University Medical School”, “Massachusetts Institute of Technology (MIT)”, "Columbia University", tendo sido a única participação portuguesa, assim como uma das poucas referências europeias;
- Na mais expressiva Conferência Anual da International Neuropsychological Society (INS) – 38th Annual Meeting – que se realizou, de 03 a 06 de Fevereiro de 2010, em Acapulco, no México, no qual foram apresentados os resultados do estudo científico inédito “Facial expression: The recognition of basic emotions happiness and anger. Empirical study with Portuguese babies of aged between 04 and 08 months”, e na qual estiveram presentes as melhores instituições do mundo na área da Medicina e Neuropscicologia como a de “Harvard University Medical School”, “Washington University School Medicine”, entre outras. O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) foi um dos dois únicos representantes de Portugal;
- Sustentado no trabalho que o Laboratório desenvolve na área da expressão facial da emoção, foi seleccionado a participar na Convenção Anual da Association for Psychological Science (APS), que decorreu em Boston, nos Estados Unidos, de 27 a 30 de Maio de 2010, tendo apresentado o estudo científico inédito “Facial expression: The recognition of fear in alcohol dependents. Empirical study with Portuguese subjects”, e na qual estiveram presentes as mais representativas instituições do mundo na área da Neurologia e Neuropsicologia como Harvard University Medical School, MIT, Yale University, entre outras.
- De 17 a 19 de Novembro 2010, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) estará presente (cf. p. 04), na Sixth World Conference on the Promotion of Mental Health and Prevention of Mental and Behavioral Disorders, em Washington, DC, nos Estados Unidos.
De facto, o FEELab/UFP é, comprovadamente, uma referência na investigação científica mundial na área da expressão facial da emoção. Para além dos pioneiros e inovadores trabalhos que aqui se desenvolvem, e da participação nos mais reputados certames internacionais, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) foi distinguido com a visita do Presidente da American Psychological Association (APA), Prof. James H. Bray, de 23 a 27 de Novembro de 2009, no âmbito do protocolo e estabelecimento de parcerias de colaboração entre as duas instituições (APA e FEELab/UFP) em áreas como o ensino universitário e a investigação científica.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), tem assim, ao longo do percurso destes 7 anos, dado o seu modesto contributo para o desenvolvimento da actividade científica na área da expressão facial da emoção. E aquele modesto contributo não se confina, apenas e só, aos limites físicos do Laboratório, mas - e essa é uma conduta de princípio - a toda a comunidade, a mais próxima e a mais distante, e sempre com o cuidado, redobrado, de saber que as pessoas estão, e estarão, em primeiro lugar.
É nesta dimensão que, compulsado o percurso realizado ao longo destes sete (7) anos, sentimo-nos, orgulhosamente, impelidos a glosar Fernando Pessoa quando diz, e bem, “Que tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, acrescentando a emoção a essa alma e conjugando, em todos os tempos e pessoas, os lemas da UFP - Nova et Nove - e o do FEElab - Always Emotional, e, claro, com a certeza que iremos continuar esta viagem fascinante...