O Comité Científico internacional da Convenção Anual da Association for Psychological Science (APS) acaba de aprovar a apresentação da comunicação "The effect of cocaine on facial emotion recognition. Empirical study with Portuguese subjects", do Prof. Doutor Freitas-Magalhães, anunciou, hoje, em Washington, o Presidente daquela entidade, Prof. Doutor Dan Cervone, da University of Illinois, em Chicago.
A comunicação aborda o estudo empírico pioneiro em Portugal, feito pelo Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, sobre o efeito da cocaína na identificação e reconhecimento das emoções básicas. Os resultados confirmam que os dependentes de cocaína apresentam dificuldades na identificação e caracterização das emoções básicas universais, com excepção da tristeza e da cólera, com valorada incidência nos últimos dois dias, a qual foi decrescendo com o decorrer do tempo da abstinência. Os resultados confirmam, ainda, que as mulheres são mais espontâneas na identificação e caracterização das emoções básicas do que os homens. Os homens não são tão espontâneos e consistentes naquela identificação, manifestando erros recidivos de percepção emocional. São também mais espontaneamente identificadas pelas mulheres as emoções básicas exibidas.
A Convenção Anual da Association for Psychological Science (APS) vai decorrer de 26 a 29 de Maio de 2011, em Washington, nos Estados Unidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário