sábado, 28 de maio de 2011

"A face humana é o grande atlas das emoções", disse o Prof. Freitas-Magalhães em Guimarães

Prof. Freitas-Magalhães
revela, em Guimarães, que
o Laboratório de Expressão
Facial da Emoção está a
estudar o sorriso do feto humano
Foto: 2011, Érico Castro.

O Prof. Freitas-Magalhães considera a face humana o "grande atlas das emoções", segundo revelou, esta sexta-feira, em Guimarães (v. vídeos em baixo).
"Com este manual de navegação podemos estar seguros na viagem e na descoberta dos territórios da face humana", acrescentou o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), para quem a "face é uma assinatura digital onde podemos encontrar tudo o que somos, é a nossa identidade durante toda a vida".
Entretanto, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, está a estudar o sorriso no feto humano, revelou esta sexta-feira em Guimarães o director daquela instituição.
Segundo o Prof. Freitas-Magalhães, que falava na apresentação do seu último livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção", num auditório cheio da FNAC, o estudo é "pioneiro no mundo e pretende compreender a estrutura funcional do sorriso no feto".
"Os eixos estruturais e funcionais do sorriso humano estão estudados cientificamente ao longo do ciclo vital", disse o investigador, para acrescentar que já estuda há mais de 25 anos o sorriso e que, para completar todo o ciclo, "apenas me falta estudar o sorriso no útero".
Para o desenvolvimento do estudo "complexo e multidimensional", revelou aquele especialista em expressão facial da emoção, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção monitoriza um conjunto de grávidas e faz a observação das expressões faciais  do feto através de ecografias e 3 dimensões, as quais "permitem ver, em detalhe, todos os movimentos musculares".
"O feto sorri inúmeras vezes e eu quero saber a razão desse comportamento relacional e vinculativo que ocorre no útero", revelou o diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção.
Os objectivos desta pesquisa pioneira passam por perceber qual os motivos que estão na origem do sorriso, bem como  a sua utilidade na vida uterina.
"É uma pesquisa fascinante e estou ansioso para conhecer as respostas ao nosso elenco de interrogações", enfatizou o Prof. Freitas-Magalhães, para quem "este contributo da ciência portuguesa é decisivo para a compreensão de um fenómeno que, a par do sono e da amamentação, é um dos principais organizadores do psiquismo humano".
"Ver e identificar o sorriso do feto no útero é uma das mais mais extraordinárias experiências pessoais e científicas", concluiu o Prof. Freitas-Magalhães.
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas entidades internacionais, entre as quais o Governo do Reino Unido e Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo.

A apresentação na FNAC, em Guimarães, foi transmitida, integralmente, através dos canais Livestream fmFACE e Bambuser fmFACE.

GUIMARÃES. Na apresentação do livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" na FNAC. O Prof. Freitas-Magalhães considera a "face humana o grande atlas da emoção".



GUIMARÃES. Na apresentação do livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" na FNAC. O Prof. Freitas-Magalhães dá um exemplo da aplicação das  Action Units (AU) do Código de Ekman.




GUIMARÃES. Na apresentação do livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" na FNAC, o Prof. Freitas-Magalhães explica a distinção entre sorriso verdadeiro e o sorriso falso http://feelab2010.blogspot.com/2011/05/face-humana-e-o-grande-atlas-das.html





GUIMARÃES. Na apresentação do livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" na FNAC, o Prof. Freitas-Magalhães descreve as emoções básicas universais http://feelab2010.blogspot.com/2011/05/face-humana-e-o-grande-atlas-das.html

Sem comentários:

Enviar um comentário