Prof. Freitas-Magalhães no lançamento do livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" esta sexta-feira, no Porto. Foto: 2011, GFM |
"Os métodos e as técnicas de análise de expressão facial devem ser adoptados pelo meio judiciário", defendeu esta sexta-feira no Porto o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP).
O Prof. Freitas-Magalhães falava no lançamento do seu novo livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção", o qual propõe uma viagem aos métodos e técnicas de análise científica da expressão facial da emoção, na FNAC MAR Shopping.
"Os marcadores dos movimentos faciais são tão fiáveis como os marcadores do ADN", considerou, para acrescentar que "é uma lacuna grave que em Portugal não se apliquem os métodos e técnicas científicas da avaliação facial, já em aplicação nos Estado Unidos há décadas".
Para o Prof. Freitas-Magalhães, e questionado sobre a possibilidade da existência de uma sociedade sem mentira, "o essencial é o contributo para a descoberta da verdade em todas as dimensões, e que a mentira deve ser uma excepção e não uma regra".
O Prof. Freitas-Magalhães anunciou que a Universidade Fernando Pessoa vai criar, a partir do próximo ano lectivo, e no âmbito do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEElab), uma pós-graduação pioneira em Portugal sobre expressões faciais.
O Prof. Freitas-Magalhães anunciou que a Universidade Fernando Pessoa vai criar, a partir do próximo ano lectivo, e no âmbito do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEElab), uma pós-graduação pioneira em Portugal sobre expressões faciais.
Neste livro pioneiro em Portugal, e que contou com a apresentação do Prof. Salvato Trigo, Reitor da Universidade Fernando Pessoa, o Prof. Freitas-Magalhães defende a introdução da vídeo-gravação das expressões faciais em sede de interrogatórios e inquirições, à semelhança do que acontece noutros países.
O "Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" revela pormenores sobre os métodos e técnicas científicas de análise da expressão facial da emoção, a neuropsicofisiologia da expressão facial, a expressão facial verdadeira e a falsa , as macro expressões e as micro expressões e as diversas implicações e aplicações psicossociais.
"O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" é, segundo o Prof. Freitas-Magalhães, "uma viagem, única e fascinante, pelos territórios do cérebro, da face e da emoção, com a bússola da curiosidade procurando dar respostas ao conjunto de perguntas: Como é que o cérebro constrói a expressão facial? Como é que a expressão facial influencia o cérebro? Como se medem cientificamente os movimentos faciais? e Quais as implicações e as aplicações da expressão facial?".
Este livro é um tributo ao seu amigo Paul Ekman, pioneiro no estudo da expressão facial da emoção e considerado pela Time um dos 100 mais influentes psicólogos do século XX, e actual conselheiro científico da série Lie to Me, com pontos de interrogação pelo caminho fascinante da face humana. Um livro que focaliza o processo de construção da expressão facial da emoção.
Para o Prof. Freitas-Magalhães, o "Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção", que será traduzido para a língua inglesa, configura "a partilha da descodificação científica do trinómio cérebro-face-emoção e um contributo decisivo para alertar para o valor da expressão facial na sociedade".
Há 25 anos que o Prof. Freitas-Magalhães estuda a expressão facial da emoção e a sua relação com o cérebro humano e é autor de diversos livros e artigos científicos. Coordena, desde 2008, o projecto científico e universitário internacional "The Brain and The Face".
O Prof. Freitas-Magalhães, que participa na edição deste ano da Convenção Anual da American Psychological Association (APA), em Washington, tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas entidades internacionais, entre as quais o Governo do Reino Unido, a Nokia e a Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo. É considerado um dos mais conceituados investigadores mundiais no estudo das expressões faciais.
"Emotional Expression: The Brain and The Face" (vol. 2, 2009 e vol. 1, 2008), "Facial Expression: From Theory to Application" (2011), "A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano" (2ª ed., 2009) e a "A Psicologia do Sorriso Humano" (2ª ed., 2009) são alguns dos livros do Prof. Freitas-Magalhães editados pelas Edições Universidade Fernando Pessoa.
"A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano" (2ª ed., 2009) consta no Top 10 das publicações mais vendidas na FNAC, na categoria de Ciências Sociais e Humanas, sendo o único publicado por uma editora universitária.
FEELab/UFP
http://feelab.ufp.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário