terça-feira, 14 de junho de 2011

Diretor do FEELab/UFP em entrevista na RTP

O Docente da UFP, Fundador e Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, em entrevista, em direto, terça-feira, dia 14 de junho, no programa informativo "Jornal da RTPN (18/20 horas)".
A entrevista conduzida pela jornalista Estela Machado, será transmitida, a partir das 19,40 horas, sobre o trabalho científico pioneiro e inovador que se desenvolve naquela unidade de investigação, entre outros, no âmbito da Psicologia Forense e Criminologia, bem como sobre o estudo pioneiro a nível mundial em desenvolvimento no FEELab/UFP "Uma década de sorriso em Portugal" (2003-2013)", o qual esteve, em destaque, no domingo, dia 12 de junho, no Jornal da Noite da SIC.
Por último, será dado especial relevo, inclusive pelo interesse demonstrado pelos responsáveis do programa, ao novo livro O Código
de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção", da autoria do Prof. Freitas-Magalhães, Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), e publicado pelas Edições UFP, que propõe uma viagem aos métodos e técnicas de análise científica da expressão facial da emoção.
O livro será apresentado, esta sexta-feira, dia 17, às 21.30 horas, no Auditório da Fnac Norte Shopping, e é segundo seu autor, o Prof. Freitas-Magalhães "uma viagem, única e fascinante, pelos territórios do cérebro, da face e da emoção, com a bússola da curiosidade procurando dar respostas ao conjunto de perguntas: Como é que o cérebro constrói a expressão facial? Como é que a expressão facial influencia o cérebro? Como se medem cientificamente os movimentos faciais? e Quais as implicações e as aplicações da expressão facial?".
Este livro é uma viagem de tributo ao seu amigo Paul Ekman, pioneiro no estudo da expressão facial da emoção, e atual conselheiro científico da série televisiva americana Lie to Me, com pontos de interrogação pelo caminho fascinante da face humana. Um livro que focaliza o processo de construção da expressão facial da emoção.
Para o Prof. Freitas-Magalhães, o "Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" configura "a partilha da descodificação científica dotrinómio cérebro-face-emoção".
Há vinte e cinco anos que o Prof. Freitas-Magalhães estuda a expressão facial da emoção e a sua relação com o cérebro humano e é autor de diversos livros e artigos científicos.

O primeiro lançamento decorreu na FNAC Mar Shopping e a apresentação esteve a cargo do Prof. Salvato Trigo, Reitor da Universidade Fernando Pessoa (UFP). 
A intervenção integral e magnífica do Prof. Salvato Trigo pode ser vista aqui.

Entretanto, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), único do género em Portugal, com reconhecimento nacional e internacional, e presença nos mais expressivos eventos mundiais, sustentado na investigação que desenvolve na área da expressão facial da emoção, estará presente, na "25th EHPS 2011", que se realizará, de 20 a 24 de setembro de 2011, em Creta, na Grécia, e na qual o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), com representação pelo seu Diretor, Prof. Freitas-Magalhães, apresentará, na sessão intitulada "Perceptions of aging", no dia 21, o estudo pioneiro "The neuropsychophysiology of the human smile: The effect of age and gender in Portuguese subjects" (cf. p. 10). 
Nesta sessão estarão presentes, no âmbito da seleção efetuada por parte da Coordenação/Comissão Científica do evento, o German Centre of Gerontology, a Babes Bolyai University, La Trobe University, o Royal College of Surgeons in Ireland e o Trinity College Dublin.
O estudo inédito pode ser consultado no novo livro da autoria do Diretor do FEELab/UFP, Prof. Doutor  Freitas-Magalhães, intitulado "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção", e publicado pelas Edições UFP.





Sem comentários:

Enviar um comentário