sábado, 25 de junho de 2011

LISBOA. Perante a FNAC Chiado cheia, o Prof. Freitas-Magalhães reafirmou a validade científica dos "marcadores da expressão facial"


"Estou convencido que a aplicação do estudo científico da expressão facial da emoção será uma realidade na sociedade portuguesa nos próximos tempos", disse hoje em Lisboa o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção.
Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que falava no lançamento do seu novo livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" numa cheia FNAC Chiado, "os marcadores da expressão facial da emoção estão, há anos, validados cientificamente".
"Não vislumbro qualquer razão válida que justifique a não aplicabilidade do Código de Ekman em contextos como a justiça, a educação e a saúde", enfatizou aquele que é considerado um dos mais conceituados especialistas mundiais na área, e para quem "a adesão das pessoas, como se pode constar neste fórum, é o exemplo mais evidente da consequência do nosso trabalho".
O autor de "A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano", que abordou os mais de dois séculos de história dos estudos sobre a expressão facial e as suas implicações e aplicações psicossociais, alertou a plateia que os "únicos métodos e técnicas científicos disponíveis mundialmente passam apenas pelo Código de Ekman. Os outros são apenas asserções do senso comum e apenas responsabilizam quem as produz, não tendo, por isso, qualquer validade científica".
A terminar, o Prof. Doutor Freitas-Magalhães agradeceu a Lisboa a adesão ao seu último livro, o que significa que "estamos no caminho certo" e que "a sociedade portuguesa só tem a ganhar com a adoção da ciência da expressão facial da emoção".

Sem comentários:

Enviar um comentário