quarta-feira, 27 de junho de 2012

"Mais Superior" destaca "Pós-Graduação com boa cara"!!!







A revista "Mais Superior" destaca a Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE). Pode ler aqui.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

UFP lança Pós-Graduação pioneira em Portugal






A Universidade Fernando Pessoa (UFP) acaba de lançar a pioneira Pós-graduação em Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP). As inscrições estão abertas aqui.


FEELab/UFP
always emotional

FEELab/UFP: Estudo sobre expressão facial no Euro 2012 em destaque na revista Human.







O estudo científico pioneiro do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), e sobre a expressividade facial no Europeu de Futebol de 2012, a decorrer na Polónia e na Ucrânia, está em destaque na edição de hoje da Revista Human.
FEELab/UFP
always emotional


sexta-feira, 22 de junho de 2012

FEELab/UFP: Estudo sobre expressão facial no Euro 2012 em destaque no Semanário Grande Porto.






O estudo científico pioneiro do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), e sobre a expressividade facial no Europeu de Futebol de 2012, a decorrer na Polónia e na Ucrânia, está em destaque na edição de hoje (p. 36) do Semanário Grande Porto.


FEELab/UFP
always emotional

quinta-feira, 21 de junho de 2012

UFP lança curso pioneiro em Expressão Facial da Emoção, sob coordenação científica do Prof. Freitas-Magalhães







O Laboratório e Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), apresentou hoje no Porto a pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) para assinalar o 124º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa, patrono daquela universidade.
Para o Diretor do FEELab/UFP, Prof. Doutor Freitas-Magalhães, aquele curso é "pioneiro e inovador no panorama universitário português" e vai arrancar no próximo ano letivo, em 21 de Setembro de 2012.
"A Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção é dirigida a todos os que se interessam por áreas como a saúde, a educação, a justiça, as organizações e a segurança, pois a face está em todo o lado, é parte do corpo que mais se mostra durante a vida", explicou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para acrescentar que "a frequência e aprovação permite avançar para o mestrado ou o doutoramento".
"Esta formação pioneira e inovadora em Portugal é o resultado de décadas de investigação e pretende ir de encontro às necessidades da sociedade atual e já recebemos inúmeros pedidos de inscrição", enfatizou o autor de "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção".
A Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) privilegiará o ensino-aprendizagem prático e funcionará em regime presencial, e-Learning e b-Learning, sendo "lançada à escala mundial" em formato bilingue (português e inglês).
Estão envolvidas neste projeto a Universidade de Oxford (Inglaterra),a Universidade de New York (EUA),King's College of London (Inglaterra), Southern Federal University (Rússia), Universidade de Hong Kong (China), Universidade La Trobe (Austrália), Universidade de Delhi (Índia), Universidade de Twente (Holanda), Universidade de Valência (Espanha), o Centro de Neurociência Forense (Inglaterra), o Laboratório de Biopsicologia da Universidade Fayetteville State (EUA), entre outros.
"Este curso funcionará à escala mundial, envolvendo as melhores universidades e os melhores investigadores na área, o que é, de facto, uma garantia de qualidade académica e científica", caracterizou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para quem "a formação integral de hoje passa pela difusão do conhecimento em rede internacional, porque só assim é possível formar com excelência quando esta é partilhada pelos melhores". As matérias a leccionar serão, e por exemplo, Expressão Facial da Emoção: Estrutura Neuropsicofisiológica, O cérebro, a face e a emoção, A face e a cirurgia plástica: o botox e a emoção, A face e o poder psicossocial,A face, o cérebro e a consciência emocional,Síndromes faciais, emoção e empatia,A face ao microscópio: os vestígios emocionais,Psicopatia: o contributo da neurociência forense, Expressão Facial da Emoção: Filogénese e Ontogénese - O Processo da Interação e Regulação Comunicacional, Expressão Facial da Emoção: As Teorias Clássicas e as Novas Abordagens, Expressão Facial da Emoção: Métodos e Técnicas de Análise e Avaliação - Facial Action Coding System (FACS),Expressão Facial da Emoção: as Microexpressões e as Macroexpressões, Expressão Facial da Emoção: Varáveis Moderadoras e Cartografia Não Verbal - A Paralinguagem, a Cultura e a Sociedade,Expressão Facial da Emoção: Implicações e Aplicações em Contextos Clínico, Forense, Educacional, Organizacional e Segurança.
Para o Prof.Doutor Freitas-Magalhães, a Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) é "uma formação imprescindível" para especialistas que farão parte da futura Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFE), no âmbito da proposta apresentada pelo FEELab/UFP ao Ministério da Justiça e em sede de revisão dos Códigos Penal e do Processo Penal, que está em curso.
A proposta aponta para que os interrogatórios e as inquirições policiais e judiciais sejam objeto de gravação em vídeo "para análise da expressão facial da emoção e utilização em sede de julgamento", explicou o director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção.
Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, a proposta do governo que está em discussão prevê que "o que é dito em interrogatório pode ser usado em julgamento, o que vem reforçar a proposta que fizera à senhora ministra". "Esta mudança de paradigma é uma revolução em contexto judiciário, porque vai permitir anotar o que não é dito verbalmente e que quase sempre é o vestígio mais importante na descoberta da verdade", concluiu aquele que é considerado um dos maiores especialistas mundiais na avaliação da expressão facial da emoção, para concluir que a criação da Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFE) "é um exemplo imperativo e só dará consistência prática à proposta do governo".
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães acaba de ser o único investigador de todas as universidades do mundo distinguido pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford pelo artigo científico "Facial Expression of Emotion" e recentemente editada pela Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo. Pelo seu trabalho científico "pioneiro e inovador", tem sido distinguido por diversas entidades internacionais, entre as quais o Governo do Reino Unido.
Para informação oficial e institucional, consulte aqui.
Está aberto o período de inscrições.
FEELab/UFP
always emotional

terça-feira, 19 de junho de 2012

Estudo pioneiro do FEELab/UFP: a cólera é a emoção mais exibida até agora no Campeonato da Europa de Futebol






A cólera foi a emoção mais exibida durante os jogos realizados, até ao momento, no Campeonato da Europa de Futebol, a decorrer na Polónia e na Ucrânia, revelou hoje no Porto o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, Prof. Doutor Freitas-Magalhães

Esta é uma das conclusões do estudo “A neuropsicofisiologia da expressão facial da emoção: estudo de caso com jogadores no Campeonato da Europa da Polónia e da Ucrânia”, desenvolvido no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), sob a coordenação do Prof. Doutor Freitas-Magalhães.

Após a análise dos 20 vídeos (1800 m) correspondentes aos primeiros vinte jogos, verificou-se que a manifestação da expressão facial de cólera era muito frequente (8/10). Os resultados revelam ainda que a tristeza e a alegria foram, por esta ordem, as outras expressões mais exibidas.

O padrão da expressão facial nas imagens analisadas foi o seguinte: cólera, alegria, tristeza, surpresa, desprezo, aversão e medo.

As imagens foram analisadas através do Facial Action Coding System (FACS, Ekman, Friesen e Hager, 2002) e do Psy7Faces (Psy7F, Freitas-Magalhães, 2006), códigos de anotação e análise da expressão facial da emoção, únicos no mundo.

O objectivo do estudo, pioneiro ao nível mundial, foi verificar a frequência e a intensidade da expressão facial em jogadores provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição.

Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, os resultados confirmam que “a interacção humana, ao nível do exercício competitivo, e independentemente dos grupos étnicos, potencia a evidência das emoções básicas mais comuns”.

"O congruente estado instintivo que suporta a reacção emocional é notório e confirma que, num quadro de competição, a exibição emocional é também uma demonstração de conduta humana, elevada, por vezes ao extremo da agressividade, pretendendo-se, em primeiro lugar, que os adversários vislumbrem quem tem o poder", disse o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para quem "a face humana revela isso sem qualquer dúvida, por espontânea, intensa, verdadeira e natural no contexto competitivo".

Em comparação com os outros dois estudos feitos anteriormente, os atuais resultados demonstraram uma ligeira diminuição da intensidade da expressividade da cólera na face dos jogadores.

De referir que a cólera foi também a emoção mais exibida durante os jogos realizados no Campeonato do Mundo de Futebol, na África do Sul, em 2010 e nos da Primeira Liga Portuguesa de Futebol Nacional, em 2007, após o estudo feito pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), fundado em 2003, e único do género em Portugal, tem sido distinguido por diversas organizações internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico.

FEELab/UFP
always emotional

domingo, 17 de junho de 2012

Prof. Freitas-Magalhães escreve pioneiro "Dicionário da Expressão Facial da Emoção"





O Prof. Doutor Freitas-Magalhães está a escrever o pioneiro livro "Dicionário da Expressão Facial da Emoção". A revelação foi feita à margem da conferência que o Prof. Doutor Freitas-Magalhães proferiu na Universidade da Madeira (UMa, www.uma.pt), no Funchal, no passado dia 8 de Junho, e sob a temática "De que falamos quando falamos da face humana".
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães acaba de ser o único investigador de todas as universidades do mundo distinguido pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford pelo artigo científico "Facial Expression of Emotion" e recentemente editada pela Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo. Pelo seu trabalho científico "pioneiro e inovador", tem sido distinguido por diversas entidades internacionais, entre as quais o Governo do Reino Unido.


FEELab/UFP
always emotional

sexta-feira, 15 de junho de 2012

RTP Telejornal destaca Prof. Freitas-Magalhães em conferência na Universidade da Madeira






"A avaliação da expressão facial na justiça, na educação e na saúde é um imperativo de modernidade. É o triângulo do desenvolvimento científico partilhado com a sociedade. A cartografia do futuro dos portugueses passa pelos vestígios do conhecimento", realçou o Prof. Freitas-Magalhães em conferência "única", "excelente" e "fantástica" na Universidade da Madeira (UMa, www.uma.pt).
A reportagem do Telejornal da RTP pode ser vista aqui (a partir de 10:15).
FEELab/UFP
always emotional

UFP lança pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção






A edição de hoje do Semanário Grande Porto destaca a pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção.

FEELab/UFP
always emotional

Prof. Freitas-Magalhães em conferência na Universidade da Madeira: "A cartografia do futuro dos portugueses passa pelos vestígios do conhecimento"






"A avaliação da expressão facial na justiça, na educação e na saúde é um imperativo de modernidade. É o triângulo do desenvolvimento científico partilhado com a sociedade. A cartografia do futuro dos portugueses passa pelos vestígios do conhecimento", realçou o Prof. Freitas-Magalhães em conferência "única", "excelente" e "fantástica" na Universidade da Madeira (UMa, www.uma.pt).

A reportagem do Telejornal da RTP pode ser vista aqui (a partir de 10:15).


FEELab/UFP
always emotional

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Universidade Fernando Pessoa lança curso pioneiro em Expressão Facial da Emoção






O Laboratório e Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), apresentou hoje no Porto a pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) para assinalar o 124º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa, patrono daquela universidade.

Para o Diretor do FEELab/UFP, Prof. Doutor Freitas-Magalhães, aquele curso é "pioneiro e inovador no panorama universitário português" e vai arrancar no próximo ano letivo, em 21 de Setembro de 2012.

"A Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção é dirigida a todos os que se interessam por áreas como a saúde, a educação, a justiça, as organizações e a segurança, pois a face está em todo o lado, é parte do corpo que mais se mostra durante a vida", explicou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para acrescentar que "a frequência e aprovação permite avançar para o mestrado ou o doutoramento".

"Esta formação pioneira e inovadora em Portugal é o resultado de décadas de investigação e pretende ir de encontro às necessidades da sociedade atual e já recebemos inúmeros pedidos de inscrição", enfatizou o autor de "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção".

A Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) privilegiará o ensino-aprendizagem prático e funcionará em regime presencial, e-Learning e b-Learning, sendo "lançada à escala mundial" em formato bilingue (português e inglês).

Estão envolvidas neste projeto a Universidade de Oxford (Inglaterra),a Universidade de New York (EUA),King's College of London (Inglaterra), Southern Federal University (Rússia), Universidade de Hong Kong (China), Universidade La Trobe (Austrália), Universidade de Delhi (Índia), Universidade de Twente (Holanda), Universidade de Valência (Espanha), o Centro de Neurociência Forense (Inglaterra), o Laboratório de Biopsicologia da Universidade Fayetteville State (EUA), entre outros.

"Este curso funcionará à escala mundial, envolvendo as melhores universidades e os melhores investigadores na área, o que é, de facto, uma garantia de qualidade académica e científica", caracterizou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para quem "a formação integral de hoje passa pela difusão do conhecimento em rede internacional, porque só assim é possível formar com excelência quando esta é partilhada pelos melhores". As matérias a leccionar serão, e por exemplo, Expressão Facial da Emoção: Estrutura Neuropsicofisiológica, O cérebro, a face e a emoção, A face e a cirurgia plástica: o botox e a emoção, A face e o poder psicossocial,A face, o cérebro e a consciência emocional,Síndromes faciais, emoção e empatia,A face ao microscópio: os vestígios emocionais,Psicopatia: o contributo da neurociência forense, Expressão Facial da Emoção: Filogénese e Ontogénese - O Processo da Interação e Regulação Comunicacional, Expressão Facial da Emoção: As Teorias Clássicas e as Novas Abordagens, Expressão Facial da Emoção: Métodos e Técnicas de Análise e Avaliação - Facial Action Coding System (FACS),Expressão Facial da Emoção: as Microexpressões e as Macroexpressões, Expressão Facial da Emoção: Varáveis Moderadoras e Cartografia Não Verbal - A Paralinguagem, a Cultura e a Sociedade,Expressão Facial da Emoção: Implicações e Aplicações em Contextos Clínico, Forense, Educacional, Organizacional e Segurança.

Para o Prof.Doutor Freitas-Magalhães, a Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) é "uma formação imprescindível" para especialistas que farão parte da futura Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFE), no âmbito da proposta apresentada pelo FEELab/UFP ao Ministério da Justiça e em sede de revisão dos Códigos Penal e do Processo Penal, que está em curso.

A proposta aponta para que os interrogatórios e as inquirições policiais e judiciais sejam objeto de gravação em vídeo "para análise da expressão facial da emoção e utilização em sede de julgamento", explicou o director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção.

Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, a proposta do governo que está em discussão prevê que "o que é dito em interrogatório pode ser usado em julgamento, o que vem reforçar a proposta que fizera à senhora ministra". "Esta mudança de paradigma é uma revolução em contexto judiciário, porque vai permitir anotar o que não é dito verbalmente e que quase sempre é o vestígio mais importante na descoberta da verdade", concluiu aquele que é considerado um dos maiores especialistas mundiais na avaliação da expressão facial da emoção, para concluir que a criação da Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFE) "é um exemplo imperativo e só dará consistência prática à proposta do governo".

O Prof. Doutor Freitas-Magalhães acaba de ser o único investigador de todas as universidades do mundo distinguido pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford pelo artigo científico "Facial Expression of Emotion" e recentemente editada pela Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo. Pelo seu trabalho científico "pioneiro e inovador", tem sido distinguido por diversas entidades internacionais, entre as quais o Governo do Reino Unido.

Está aberto o período de inscrições.



FEELab/UFP
always emotional

quarta-feira, 13 de junho de 2012

OFICIAL - Inscrições abertas para a Pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE)






O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Professor Doutor Freitas-Magalhães, anunciou esta terça-feira no Porto que já está aberto o período de inscrições para a pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) e o início do curso está previsto para 21 de Setembro de 2012.
Para o Diretor daquele instituto de investigação, que falava à margem da conferência "Quem Vê Caras, Vê Corações", na Universidade +, da UFP, aquele "curso é um sinal inequívoco da afirmação da ciência da avaliação da expressão facial e um contributo fundamental para a implementação dos seus métodos e técnicas à sociedade portuguesa".


PORTO. OFICIAL - Inscrições abertas - Pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE). Contactar o Gabinete de Ingresso da UFP (ingresso@ufp.edu.pt; +351 22 507 13 00). Início do Curso em 21 de Setembro de 2012!!! imperdível!!!

Para esclarecimento de todas as informações:

Gabinete de Ingresso UFP
Praça 9 de Abril, 349 | 4249 - 004 Porto | Portugal
Rés-do-chão do Edifício Pedagógico - Sede
Tel. +351 22 507 13 00
Fax. +351 22 550 82 69
ingresso@ufp.edu.pt/
www.ufp.pt


FEELab/UFP
always emotional

"A cartografia do futuro dos portugueses passa pelos vestígios do conhecimento", disse o Prof. Freitas-Magalhães na Universidade da Madeira







"A avaliação da expressão facial na justiça, na educação e na saúde é um imperativo de modernidade. É o triângulo do desenvolvimento científico partilhado com a sociedade. A cartografia do futuro dos portugueses passa pelos vestígios do conhecimento", realçou o Prof. Freitas-Magalhães em conferência "única", "excelente" e "fantástica" na Universidade da Madeira (UMa, www.uma.pt).

FEELab/UFP
always emotional

terça-feira, 12 de junho de 2012

O jornal "Ciência Hoje" destaca o Professor Doutor Freitas-Magalhães







O jornal "Ciência Hoje" destaca o Professor Doutor Freitas-Magalhães.
De referir que o Professor Doutor Freitas-Magalhães tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas instituições internacionais, como é o exemplo recente da Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano, editada pela prestigiadíssima Academic Press, uma chancela da Elsevier (www.elsevier), a maior editora médica e científica do mundo.
O Professor Doutor Freitas-Magalhães é o único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção e o único de língua portuguesa que figura naquela publicação.
FEELab/UFP
always emotional

Prof. Freitas-Magalhães profere hoje a conferência "Quem Vê Caras, Vê Corações" na Universidade + da UFP







O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP). Prof. Douor Freitas-Magalhães, profere a conferência "Quem Vê Caras, Vê Corações" para alunos da Universidade + da UFP, esta terça-feira, dia 12, pelas 15h00, na Sala Fernando Pessoa.
De referir que o Professor Doutor Freitas-Magalhães tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas instituições internacionais, como é o exemplo recente da Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano, editada pela prestigiadíssima Academic Press, uma chancela da Elsevier (www.elsevier), a maior editora médica e científica do mundo.
O Professor Doutor Freitas-Magalhães é o único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção e o único de língua portuguesa que figura naquela publicação.
FEELab/UFP
always emotional

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Prof. Freitas-Magalhães na Conferência Europeia de Psicologia Positiva (Moscovo, Russia)




O Comité Científico da 6th European Conference on Positive Psychology (ECPP) acaba de aprovar o estudo científico e inédito do FEELab/UFP "Female Advantage in Recognition of Positive Emotions in Babies", o qual será apresentado, na sessão temática (Paper sessions) "Parenting", pelo Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, no evento que vai decorrer em Moscovo (Rússia), de 26 a 29 de junho.




No que concerne a 6th European Conference on Positive Psychology (ECPP), segunda informação oficial "The 6th European Conference on Positive Psychology will gather the world’s most renowned experts in positive psychology to present their latest findings and best practices. All attendees will have the opportunity to discuss their research, insights, and ideas in thematic symposia, workshops, round tables, oral and poster sessions, and also to interact with like-minded people who focus on studying what is best in life and how to create more of it". 




Mais informação, pode ser consultada aqui.


domingo, 10 de junho de 2012

Prof. Freitas-Magalhães profere conferência "fantástica" na Universidade da Madeira






A adoção dos métodos e técnicas de avaliação da expressão facial da emoção será uma realidade após a aprovação da revisão dos Código Penal e do Processo Penal, referiu esta sexta-feira no Funchal o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Para o Professor Doutor Freitas-Magalhães, que proferia a conferência "De que Falamos quando Falamos da Face Humana", na Sala repleta do Senado da Universidade da Madeira (www.uma.pt), e a convite do Núcleo de Estudantes de Psicologia (NEPUMa) daquela instituição insular, "a justiça portuguesa dará um exemplo e contributo europeus ao adotar a análise da expressão facial como meio de prova na investigação criminal".

Para aquele especialista, que foi muito aplaudido e solicitado, a criação da Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFA), que consta da proposta que apresentou à Ministra da Justiça, vai "potencial o incremento dos novos métodos e técnicas, permitindo que, na próxima década, esteja totalmente operacional, uma vez que a formação de técnicos vai iniciar-se no próximo ano letivo com o arranque da pioneira Pós-graduação em Expressão Facial da Emoção".

De referir que o Professor Doutor Freitas-Magalhães tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas instituições internacionais, como é o exemplo recente da Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano, editada pela prestigiadíssima Academic Press, uma chancela da Elsevier (www.elsevier), a maior editora médica e científica do mundo.

O Professor Doutor Freitas-Magalhães é o único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção e o único de língua portuguesa que figura naquela publicação.

FEELab/UFP
always emotional

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Portal Cienciapt destaca Prof. Freitas-Magalhães






O portal Cienciapt (www.cienciapt.net) destaca o Prof. Freitas-Magalhães, a propósito da conferência "De que Falamos quando Falamos da Face Humana" que vai proferir na Universidade da Madeira, esta sexta-feira, dia 8, a partir das 17h30, a convite do Núcleo de Estudantes de Psicologia daquela instituição insular. Mais informação aqui http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=106527&Itemid=336


FEELab/UFP
always emotional

terça-feira, 5 de junho de 2012

Jornal "Ciência Hoje" destaca Prof. Freitas-Magalhães








O jornal "Ciência Hoje" destaca Prof. Freitas-Magalhães pelo desenvolvimento da pioneira e inovadora Escala de Avaliação da Liderança Emocional (F-MEALE) no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP). Mais informação aqui http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54410&op=all

FEELab/UFP
always emotional

"Quem vê caras, vê corações" - disse Prof. Freitas-Magalhães em Ílhavo






"Quem vê caras, vê corações", disse Prof. Freitas-Magalhães na palestra "Expressão Facial: O Cérebro, a Face e a Emoção", a convite do Lions Clube de Ílhavo.

A palestra ocorreu durante o jantar de beneficência no Hotel de Ílhavo e, nas palavras da Presidente do Lions Clube de Ílhavo, Teresinha Novo, "foi muito interessante, abordando uma área do conhecimento que cativou a assistência e deu pistas para a importância da expressão facial no nosso dia a dia".

A apresentação do Professor Doutor Freitas-Magalhães esteve "bem entregue" ao Dr. João Sintra Coelho, que abordou o interesse e a importância do tema e a competência do conferencista, "um académico de renome mundial".

Quem vê caras, afinal pode ver corações, uma conclusão pertinente, dada a importância da leitura do sorriso e dos traços e expressões do nosso rosto.

A conferência do Professor Doutor Freitas-Magalhães foi tão emocionante que motivou uma das pessoas presentes, Elvira Almeida, à escrita de um poema "de uma forma excelente", numa apreciação que fez na página do Clube no Facebook e do qual se reproduz aqui um pequeno excerto: “…Do que vês no meu rosto lês quem sou:se tenho por amante a alegria,a raiva, o desprezo, a ironia ou, se aflita, Na dor, desesperança a minha face grita!…”.

Segundo Teresinha Novo, "a presença do nosso Governador Duarte Marques e da nossa Vice-Governadora Isabel Moreira, a par de representações de outros Clubes, como Bairrada, Mealhada, Oliveira de Azeméis, Santa Joana Princesa, Vagos, Vale de Cambra, Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora e de várias personalidades da sociedade ilhavense, demonstra bem o interesse que o evento suscitou".




"No final - reforçou Teresinha Novo -, o tempo passado foi precioso não só pelo convívio mas também pela oportunidade de aprender aspectos importantes da vida! Muito obrigada, Senhor Professor! Espero que tenha levado uma boa recordação da sua estadia no nosso Clube e na nossa cidade de Ílhavo, esta terra de marinheiros e pescadores, autênticos Homens do Leme".

"Conferência fantástica! Terminou já passava da 1h da manhã", caracterizou a arquitecta Diana Novo, presente na conferência.

No final, o Professor Doutor Freitas-Magalhães agradeceu o simpático convite para aquela ação de beneficiência e, sobretudo, agradeceu o carinho com que foi recebido em Ílhavo, afirmando-se "emocionado", e deixou a certeza de voltar àquela terra de marinheiros e pescadores.

FEELab/UFP
always emotional.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Prof. Freitas-Magalhães profere conferência na Universidade da Madeira






O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Professor Doutor Freitas-Magalhães, vai proferir a conferência "De que Falamos quando Falamos da Face Humana", no próximo dia 8 de Junho, esta sexta-feira, pelas 17h30, na Sala do Senado da Universidade da Madeira (www.uma.pt), e a convite do Núcleo de Estudantes de Psicologia (NEPUMa) daquela instituição insular.
A conferência do Professor Doutor Freitas-Magalhães faz parte do programa "Dias de Psicologia na UMa".
De referir que o Professor Doutor Freitas-Magalhães tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas instituições internacionais, como é o exemplo recente da Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano, editada pela prestigiadíssima Academic Press, uma chancela da Elsevier (www.elsevier), a maior editora médica e científica do mundo.
O Professor Doutor Freitas-Magalhães é o único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção e o único de língua portuguesa que figura naquela publicação.

domingo, 3 de junho de 2012

O conhecimento científico deve estar ao serviço das pessoas - defendeu o Prof. Freitas-Magalhães em conferência sobre emoções em Ílhavo







O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Professor Doutor Freitas-Magalhães, defendeu, este sábado, em Ílhavo, que " o conhecimento científico deve estar ao serviço da sociedade".
Para o Professor Doutor Freias-Magalhães, que falava a convite do Lions Clube de Ílhavo, no Hotel de Ílhavo, "o conhecimento científico na área da expressão facial da emoção apenas faz sentido se for posto ao serviço das pessoas e que estas sejam um exemplo útil na sua disseminação psicossocial".
O único académico de língua portuguesa distinguido pela Encyclopedia of Human Behavior, publicada recentemente pela Elsevier (www.elsevier.com), de Oxford, revelou acreditar que "os próximos dez anos serão decisivos para a implementação do conhecimento científico da expressao facial da emoção nos sistemas portugueses da justiça, da educação e da saúde".
"Portugal está a dar passos na adoção dos métodos e técnicas de análise de expressão facial, o que testemunha que está no caminho certo, apesar da lentidão processual", esclareceu o Professor Doutor Freitas-Magalhães, para quem a criação da pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção "é um sinal inquívoco da afirmação do conhecimento científico da expressão facial em Portugal".
"O número extraordinário de candidatos é a melhor prova e o indesmentível reconhecimento do trabalho que, há anos, desenvolvo na cartografia da face humana", disse o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP).
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que abordou a temática a "Expressão Facial: O Cérebro, a Face e a Emoção", considerou que "o evolucionismo da expressao facial é um testemunho inegável do percurso humano" e que "as suas implicações e aplicações na vida contemporânea não podem ser negligenciadas".
"A face é o palco onde o nosso cérebro se exprime", enfatizou o autor de "A Psicologia das Emoções: o Fascínio do Rosto Humano".
Depois de enumerar as contribuções dos seus estudos científicos e das suas propostas apresentadas ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Educação, o Professor Doutor Freitas-Magalhães foi muito solicitado, elogiado e aplaudido durante o período de perguntas, tendo a conferência terminado já de madrugada (01h15).
De referir que o Professor Doutor Freitas-Magalhães tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas instituições internacionais, como é o exemplo recente da Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano, editada pela prestigiadíssima Academic Press, uma chancela da Elsevier (www.elsevier.com), a maior editora médica e científica do mundo.
O Professor Doutor Freitas-Magalhães é o único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção e o único de língua portuguesa que figura naquela publicação.
FEELab/UFP
always emotional

sábado, 2 de junho de 2012

FEELab/UFP na linha da frente mundial na biometria da expressão facial - disse Prof. Freitas-Magalhães em Roma







O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Freitas-Magalhães, disse em conferência mundial em Roma que Portugal "está na linha da frente nos sistemas de biometria facial".
Para o autor de "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção", e único português convidado, a introdução no sistema judicial da análise da expressão facial da emoção em sede de interrogatórios e inquirições "é o exemplo provado de que a inovação é uma realidade portuguesa com consequentes ecos na europa".
Para o Prof. Freitas-Magalhães, que falava durante a sua conferência "Biometrics, Spoofing and the Transparency of the Future", para especialistas europeus, americanos e asiáticos, "a biometria facial é uma das ferramentas certas para o combate ao terrorismo, particularmente nos aeroportos".

"A segurança humana é um valor que está acima de qualquer negociação, e para que a mesma seja um facto, a biometria da expressão facial não pode estar dissociada das políticas governamentais", enfatizou o Prof. Freitas-Magalhães, para concluir que, "e respeitando todos os princípios éticos", a segurança "é um imperativo das sociedades do futuro".
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que acaba de ser o único de língua portuguesa distinguido pela Enciclopédia do Comportamento Humano, editada pela Elsevier, de Oxford, proferiu a conferência em Roma a convite do Centre of Science, Culture and Citizenship (CSCC) e apoiado pela Comissão Europeia(CE).
O evento "Spoofing and Anti-Spoofing: The Wider Human Context", sob a presidência do Conselho de Ministros de Itália, contou com a participação da L-1 Identity Solutions, International Biometrics & Identification Association (USA), Identity and Acess Division, Microsoft (USA), Cornell University (UK), University of Lausanne (CH), Defense Advance Projects Agency (USA), Lancaster University (UK), Universty of Essex (UK), Chung-Ang University (KO), European Association for Biometrics (Germany), Oxford University, entre outros
FEELab/UFP
always emotional

FEELab desenvolve Escala de Avaliação de Liderança Emocional (F-MEALE) - anunciou Prof. Freitas-Magalhães





O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências dda Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP) está a desenvolver a Escala de Avaliação de Liderança Emocional (F-MEALE), revelou hoje no Porto o Diretor daquele instituto de investigação.Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, aquele instrumento vai "ajudar na identificação, reconhecimento, regulação e uso da emoção em contextos psicossociais onde a liderança joga papel decisivo, como, por exemplo, nas organizações"."Estudar a emocionalidade do líder e dos liderados pode ajudar a construir estratégias mais adequadas ao funcionamento organizacional, e, por consequência, ao funcionamento da sociedade em geral", enfatizou aquele especialista, para focalizar que "em tempos de crise, a ressonância emocional deve ser observada e avaliada, porque corresponde à reatividade pulsional humana".O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) referiu ainda que se trata de "um instrumento de medida simples e fácil de utilizar para aferir a liderança emocional", para concluir que conta apresentar os primeiros resultados sobre a aplicabilidade daquela escala no final do ano.

In Ciênciapt
http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=106558&Itemid=337

FEELab/UFP
always emotional

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Prof. Freitas-Magalhães fala de emoções em Ílhavo





O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Professor Doutor Freitas-Magalhães, vai proferir a conferência "Expressão Facial: O Cérebro, a Face e a Emoção", este sábado, pelas 20h00, no Hotel de Ílhavo, a convite do Lions Clube local.

De referir que o Professor Doutor Freitas-Magalhães tem sido distinguido pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico por diversas instituições internacionais, como é o exemplo recente da Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano, editada pela prestigiadíssima Academic Press, uma chancela da Elsevier (www.elsevier.com), a maior editora médica e científica do mundo.

O Professor Doutor Freitas-Magalhães é o único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção e o único de língua portuguesa que figura naquela publicação.