quinta-feira, 21 de junho de 2012

UFP lança curso pioneiro em Expressão Facial da Emoção, sob coordenação científica do Prof. Freitas-Magalhães







O Laboratório e Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), apresentou hoje no Porto a pioneira Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) para assinalar o 124º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa, patrono daquela universidade.
Para o Diretor do FEELab/UFP, Prof. Doutor Freitas-Magalhães, aquele curso é "pioneiro e inovador no panorama universitário português" e vai arrancar no próximo ano letivo, em 21 de Setembro de 2012.
"A Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção é dirigida a todos os que se interessam por áreas como a saúde, a educação, a justiça, as organizações e a segurança, pois a face está em todo o lado, é parte do corpo que mais se mostra durante a vida", explicou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para acrescentar que "a frequência e aprovação permite avançar para o mestrado ou o doutoramento".
"Esta formação pioneira e inovadora em Portugal é o resultado de décadas de investigação e pretende ir de encontro às necessidades da sociedade atual e já recebemos inúmeros pedidos de inscrição", enfatizou o autor de "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção".
A Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) privilegiará o ensino-aprendizagem prático e funcionará em regime presencial, e-Learning e b-Learning, sendo "lançada à escala mundial" em formato bilingue (português e inglês).
Estão envolvidas neste projeto a Universidade de Oxford (Inglaterra),a Universidade de New York (EUA),King's College of London (Inglaterra), Southern Federal University (Rússia), Universidade de Hong Kong (China), Universidade La Trobe (Austrália), Universidade de Delhi (Índia), Universidade de Twente (Holanda), Universidade de Valência (Espanha), o Centro de Neurociência Forense (Inglaterra), o Laboratório de Biopsicologia da Universidade Fayetteville State (EUA), entre outros.
"Este curso funcionará à escala mundial, envolvendo as melhores universidades e os melhores investigadores na área, o que é, de facto, uma garantia de qualidade académica e científica", caracterizou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para quem "a formação integral de hoje passa pela difusão do conhecimento em rede internacional, porque só assim é possível formar com excelência quando esta é partilhada pelos melhores". As matérias a leccionar serão, e por exemplo, Expressão Facial da Emoção: Estrutura Neuropsicofisiológica, O cérebro, a face e a emoção, A face e a cirurgia plástica: o botox e a emoção, A face e o poder psicossocial,A face, o cérebro e a consciência emocional,Síndromes faciais, emoção e empatia,A face ao microscópio: os vestígios emocionais,Psicopatia: o contributo da neurociência forense, Expressão Facial da Emoção: Filogénese e Ontogénese - O Processo da Interação e Regulação Comunicacional, Expressão Facial da Emoção: As Teorias Clássicas e as Novas Abordagens, Expressão Facial da Emoção: Métodos e Técnicas de Análise e Avaliação - Facial Action Coding System (FACS),Expressão Facial da Emoção: as Microexpressões e as Macroexpressões, Expressão Facial da Emoção: Varáveis Moderadoras e Cartografia Não Verbal - A Paralinguagem, a Cultura e a Sociedade,Expressão Facial da Emoção: Implicações e Aplicações em Contextos Clínico, Forense, Educacional, Organizacional e Segurança.
Para o Prof.Doutor Freitas-Magalhães, a Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE) é "uma formação imprescindível" para especialistas que farão parte da futura Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFE), no âmbito da proposta apresentada pelo FEELab/UFP ao Ministério da Justiça e em sede de revisão dos Códigos Penal e do Processo Penal, que está em curso.
A proposta aponta para que os interrogatórios e as inquirições policiais e judiciais sejam objeto de gravação em vídeo "para análise da expressão facial da emoção e utilização em sede de julgamento", explicou o director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção.
Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, a proposta do governo que está em discussão prevê que "o que é dito em interrogatório pode ser usado em julgamento, o que vem reforçar a proposta que fizera à senhora ministra". "Esta mudança de paradigma é uma revolução em contexto judiciário, porque vai permitir anotar o que não é dito verbalmente e que quase sempre é o vestígio mais importante na descoberta da verdade", concluiu aquele que é considerado um dos maiores especialistas mundiais na avaliação da expressão facial da emoção, para concluir que a criação da Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFE) "é um exemplo imperativo e só dará consistência prática à proposta do governo".
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães acaba de ser o único investigador de todas as universidades do mundo distinguido pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford pelo artigo científico "Facial Expression of Emotion" e recentemente editada pela Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo. Pelo seu trabalho científico "pioneiro e inovador", tem sido distinguido por diversas entidades internacionais, entre as quais o Governo do Reino Unido.
Para informação oficial e institucional, consulte aqui.
Está aberto o período de inscrições.
FEELab/UFP
always emotional

Sem comentários:

Enviar um comentário