terça-feira, 5 de junho de 2012

"Quem vê caras, vê corações" - disse Prof. Freitas-Magalhães em Ílhavo






"Quem vê caras, vê corações", disse Prof. Freitas-Magalhães na palestra "Expressão Facial: O Cérebro, a Face e a Emoção", a convite do Lions Clube de Ílhavo.

A palestra ocorreu durante o jantar de beneficência no Hotel de Ílhavo e, nas palavras da Presidente do Lions Clube de Ílhavo, Teresinha Novo, "foi muito interessante, abordando uma área do conhecimento que cativou a assistência e deu pistas para a importância da expressão facial no nosso dia a dia".

A apresentação do Professor Doutor Freitas-Magalhães esteve "bem entregue" ao Dr. João Sintra Coelho, que abordou o interesse e a importância do tema e a competência do conferencista, "um académico de renome mundial".

Quem vê caras, afinal pode ver corações, uma conclusão pertinente, dada a importância da leitura do sorriso e dos traços e expressões do nosso rosto.

A conferência do Professor Doutor Freitas-Magalhães foi tão emocionante que motivou uma das pessoas presentes, Elvira Almeida, à escrita de um poema "de uma forma excelente", numa apreciação que fez na página do Clube no Facebook e do qual se reproduz aqui um pequeno excerto: “…Do que vês no meu rosto lês quem sou:se tenho por amante a alegria,a raiva, o desprezo, a ironia ou, se aflita, Na dor, desesperança a minha face grita!…”.

Segundo Teresinha Novo, "a presença do nosso Governador Duarte Marques e da nossa Vice-Governadora Isabel Moreira, a par de representações de outros Clubes, como Bairrada, Mealhada, Oliveira de Azeméis, Santa Joana Princesa, Vagos, Vale de Cambra, Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora e de várias personalidades da sociedade ilhavense, demonstra bem o interesse que o evento suscitou".




"No final - reforçou Teresinha Novo -, o tempo passado foi precioso não só pelo convívio mas também pela oportunidade de aprender aspectos importantes da vida! Muito obrigada, Senhor Professor! Espero que tenha levado uma boa recordação da sua estadia no nosso Clube e na nossa cidade de Ílhavo, esta terra de marinheiros e pescadores, autênticos Homens do Leme".

"Conferência fantástica! Terminou já passava da 1h da manhã", caracterizou a arquitecta Diana Novo, presente na conferência.

No final, o Professor Doutor Freitas-Magalhães agradeceu o simpático convite para aquela ação de beneficiência e, sobretudo, agradeceu o carinho com que foi recebido em Ílhavo, afirmando-se "emocionado", e deixou a certeza de voltar àquela terra de marinheiros e pescadores.

FEELab/UFP
always emotional.

Sem comentários:

Enviar um comentário