quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Estudo com portugueses apresentado em congresso na África do Sul pelo Prof. Freitas-Magalhães.






O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Professor Doutor Freitas-Magalhães proferiu a conferência "The neuropsychophysiology of
emotions: The effect of visual and auditory stimuli: Empirical study
with Portuguese subjects" no 30th International Congress of Psychology, que decorreu de 22 a 27 de Julho, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Segundo o Professor Doutor Freitas-Magalhães, "os resultados do estudo que efetuei revelam que estímulos visuais exercem mais influência na percepção emocional do que os estímulos auditivos e há diferenças de género e idade na reactividade emocional".

Participaram neste estudo 1 234 portugueses (617 homens e 617 mulheres), dos 18 aos 80 anos. O procedimento consistiu na verificação dos efeitos visuais e auditivos de emoções positivas e negativas extraídas da F-M Portuguese Face Database (F-MPF, 2003) (uma base de dados de expressões faciais criada pelo Professor Doutor Freitas-Magalhães).

"Os efeitos dos estímulos visuais são mais visíveis do que os efeitos dos estímulos auditivos quer para a reacção emocional positiva quer para a reacção emocional negativa. As mulheres, independentemente da faixa etária, são mais influenciadas pelos estímulos visuais das emoções básicas alegria, tristeza e surpresa. Os homens são mais influenciados por estímulos visuais das emoções básicas cólera e alegria, com decréscimo de intensidade a partir dos 45 anos", salientou o autor do livro "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção".

O estudo revela, ainda, que os estímulos visuais das emoções medo e tristeza são referenciados pelos participantes com idade superior a 65 anos.

O Professor Doutor Freitas-Magalhães revelou ainda que aquele estudo foi desenvolvido no âmbito do programa pioneiro FACE, que se iniciou em 2009 e terminará em 2019, e pretende cartografar os movimentos e linguagens faciais e emocionais dos portugueses, e com diversas aplicações psicossociais.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), fundado em 2003, e único do género em Portugal, e que acaba de lançar o único curso universitário no mundo em expressão facial da emoção (http://ingresso.ufp.pt/pos-graduacao-em-expressao-facial-da-emocao/), tem sido distinguido por diversas organizações internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico.

O Professor Doutor Freitas-Magalhães acaba de ser o único investigador de todas as universidades do mundo distinguido pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford pelo artigo científico "Facial Expression of Emotion", e o único de língua portuguesa distinguido, e recentemente editada pela Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo.


FEELab/UFP
always emotional

Sem comentários:

Enviar um comentário