domingo, 30 de setembro de 2012
NA SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DA PIONEIRA PÓS-GRADUAÇÃO EM EXPRESSÃO FACIAL DA EMOÇÃO. Prof. Doutor Freitas-Magalhães propõe gravação em vídeo dos interrogatórios policiais e judiciais.
Os interrogatórios e as inquirições policiais e judiciais devem ser gravadas em vídeo para análise da expressão facial, defendeu esta sexta-feira à noite no Porto o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa.
Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que falava na Sessão Solene de Abertura da Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE), no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa ( UFP), e presidida pelo Reitor, Prof. Doutor Salvato Trigo, "a introdução dos métodos e técnicas de análise científica da face humana é um imperativo em todo o processo probatório e constitui um avanço importantíssimo na ajuda à descoberta da verdade e da aplicação da justiça".
"A senhora Ministra recebeu com agrado a minha proposta e agora aguardo a aprovação da revisão dos códigos penal e processo penal para avançar com os instrumentos práticos com vista à aplicação em concreto da ciência da avaliação da expressão facial da emoção", explicou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães.
O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção revelou que a Pós-graduação em Expressão Facial da Emoção, "pioneira no sistema universitário português, é uma formação imprescindível para especialistas que farão parte da futura Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFE)", no âmbito da proposta apresentada ao Ministério da Justiça e em sede de revisão dos Códigos Penal e do Processo Penal, que está em curso na Assembleia da República. A proposta aponta para que os interrogatórios e as inquirições policiais e/ou judiciais sejam objeto de gravação em vídeo para consequnete análise da expressão facial da emoção e utilização em sede de julgamento.
Para o Reitor da UFP, Prof. Doutor Salvato Trigo, "esta pioneira pós-graduação vem reforçar o nosso lema de ensinar o novo de forma nova e permite o reconhecimento internacional do trabalho científico desenvolvido".
Na Sessão Solene de Abertura daquele curso participaram Carla Bluhm, professora universitária americana e especialista em transplantação da face e os mecanismos psicológicos associados a quem vive com a face de outra pessoa, Manuel Rito, neurocirurgião funcional dos Hospitais Universitários de Coimbra (HUC), que falou sobre o cérebro e a consciência emocional.
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães é o único cientista e académico de língua portuguesa distinguido pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford, e único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção naquela publicação com chancela da Elsevier/Academic Press, a maior editora médica e científica do mundo.
FEELab/UFP
always emotional
Etiquetas:
Emoções,
FEELab,
PORTUGAL,
UFP. FEELab
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário