terça-feira, 9 de outubro de 2012

PERANTE O VENTO, A FACE E O TEMPO (a comemorar o 9º aniversário do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, hoje, 9 de Outubro de 2012).






Foi há nove anos que criei o Laboratório de Expressão Facial da Emoção. Foi, é, e será um dos meus projetos de vida. Foi criado com a matéria da paixão pelas coisas e pelos lugares. Pus tudo de mim para que soubesse que era eu que ali estava, em cada momento de investigação, como se fosse uma âncora. O trabalho desenvolvido, árduo e consequente, nunca esteve, por intenção assumida, desde o princípio, atrás de qualquer biombo. Os projetos só fazem sentido com se lhes vê o sangue que escorre em cada atitude. Foi uma escolha emocional, que partiu das entranhas para a claridade do vento. Nunca me preocupei com o vento - que foi agreste, medonho, umas quantas vezes -, porque eu sabia, e conhecia, o calibre da minha intenção e, sobretudo, a voz que soletrava ao meu desejo a vontade de pôr, sempre, o meu limite de gozo em todos os atos e pormenores, ínfimos que fossem. Nunca fui de ficar a meio de nada. Desde pequeno - e eu venho do Vale Escuro - que o vento e a claridade fazem parte do universo dos meus descobrimentos. Aprendi com os meus pais a saber de que fibra se fazem os resistentes e como é possível fazer de pequenos nadas um mundo de conquistas. É uma herança que nunca renegarei, porque nela revejo os portugueses que não viraram as costas ao mar quando o tempo era de partir. É verdade: não perco tempo com a poeira que o vento levanta. Eu sei que ele anda por aí. Sigo a linha que tracei, como se fosse uma emoção em busca da sua raiz. E, hoje, sentado ao sossego que me habita, olho para estes nove anos, e deixo que a ressonância da felicidade tome conta dos meus dedos e me estatele nesta folha em branco como se fosse a face. Que emoção! Há momentos únicos, por irrepetíveis, e este é um deles. Assumo-o sem qualquer pedido de resgate. Porque sou eu, inteiro e imperfeito, e em busca, sempre, do impossível, que já esteve mais longe.
F-M

FEELab/UFP
always emotional

Sem comentários:

Enviar um comentário