sexta-feira, 22 de julho de 2011

Prof. Freitas-Magalhães convidado para projeto sobre biometria da Comissão Europeia

Prof. Freitas-Magalhães na FNAC
Gaia.
Foto: 2011, Érico Castro

O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, revelou ontem em Vila Nova de Gaia que foi convidado a integrar o comité do Centre for Science, Society and Citizenship (www.cssc.eu), com sede em Roma (Itália).
A revelação foi feita durante a apresentação na FNAC Gaia Shopping do seu último livro "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção" e o convite foi feito pelo Prof. Emilio Mordini, Diretor daquela entidade, financiada pela Comissão Europeia (ver video em baixo).
Segundo a nota oficial, "The project aims to consider a number of different perspectives on the development and assessment of techniques for countering spoofing attacks on biometric systems. We feel that with your expertise in facial expression and emotion, the project would benefit greatly from your input".
Por outro lado, e perante uma FNAC cheia, o Prof. Freitas-Magalhães respondeu ao conjunto de interrogações que norteiam este seu último livro: como o cérebro humano constrói a expressão facial? Como a expressão facial influencia o cérebro humano? Como se medem cientificamente os movimentos faciais? e quais as implicações e aplicações da expressão facial?
Para aquele que é considerado um dos mais conceituados especialistas mundiais no estudo da expressão facial da emoção, o facto de esta primeira edição do seu livro estar esgotada nas lojas FNAC "é um sinal de que os portugueses estão assimilar a importância da ciência da identificação e reconhecimento da face humana nos mais diversos contextos sociais".
"Tudo isto leva tempo. Registamos um atraso de quatro décadas. Mas, mais vale tarde do que nunca", enfatizou o Prof. Freitas-Magalhães, para quem "o trabalho científico desenvolvido está agora a ser reconhecido no país quando, primeiramente, fora reconhecido no estrangeiro".
Confrontado com a pergunta sobre como definiria o seu trabalho, ao longo destas mais de duas décadas, o autor de "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção", retorquiu, de imediato, para afirmar, numa só palavra: "Fascínio". 
"Na face humana está lá tudo o que fomos e somos. Nada podemos esconder. É uma assinatura digital para a vida. E começámos logo a sorrir no útero", sublinhou o Prof. Freitas-Magalhães, que foi muito aplaudido pelos presentes.
A apresentação na FNAC Gaia Shopping foi a última de inúmeras que decorreram ao longo do país (e.g., Porto, Guimarães, Braga, Coimbra, Lisboa). E, em face dos convites já feitos, o Prof. Freitas-Magalhães fará novas apresentações a partir de Setembro até Dezembro.
O livro "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção" é um sucesso de vendas em Portugal.

1 comentário:

  1. Olá,

    Parabéns pelo livro, assim que puder irei providenciar um. (sou do Brasil).

    Edinaldo Junior

    ResponderEliminar