terça-feira, 16 de abril de 2013

Aplicação dos métodos e técnicas de avaliação da expressão facial nos interrogatórios - Defende Prof. Freitas-Magalhães



A introdução dos métodos e técnicas de análise e avaliação da expressão facial da emoção vem preencher uma lacuna no sistema judiciário português, revelou hoje no Porto o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (FEELab/UFP).




Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que falava à margem da apresentação da conferência "Conversas Com Vista Sobre a Face", e que traz a Portugal já no próximo sábado, dia 20, a Prof. Carla Bluhm (USA), uma das maiores especialistas em transplantação da face, a entrada em vigor dos códigos penal e processo penal, "abre caminho à implementação do projeto que apresentei à senhora ministra da justiça, e que visa a gravação em vídeo dos interrogatórios e inquirições judiciais e policiais para efeitos de investigação científica criminal".
Aquele especialista revelou ainda que criação do curso universitário pioneiro em Portugal em Expressão Facial da Emoção se destina-se a todos os que se interessam por áreas como a saúde, a educação, a justiça e as organizações, “pois a face está em todo o lado, é parte do corpo que mais se mostra durante a vida”, explicou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, acrescentando que esta formação “é o resultado de décadas de investigação e pretende ir de encontro às necessidades da sociedade atual”, tendo a UFP já recebido inúmeros pedidos de inscrição para a segunda edição que arranca em Setembro, enfatizou o autor de “O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção”.
“Este curso funciona à escala mundial, envolvendo as melhores universidades e os melhores investigadores na área, o que é, de facto, uma garantia de qualidade académica e científica”, caraterizou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para quem “a formação integral de hoje passa pela difusão do conhecimento em rede internacional, porque só assim é possível formar com excelência quando esta é partilhada pelos melhores”.
As matérias que são lecionadas , em língua portuguesa e inglesa, passam pela Expressão Facial da Emoção: Estrutura Neuropsicofisiológica; O cérebro, a face e a emoção; A face e a cirurgia plástica: o botox e a emoção; A face e o poder psicossocial; A face, o cérebro e a consciência emocional; Síndromes faciais, emoção e empatia; A face ao microscópio: os vestígios emocionais; Psicopatia: o contributo da neurociência forense; Microexpressões e as macroexpressões; e as Implicações e Aplicações em Contextos Clínico, Forense, Educacional, Organizacional e Segurança.
Para o Prof.Doutor Freitas-Magalhães, esta Pós-Graduação é “uma formação imprescindível” para especialistas que farão parte da futura Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFE), no âmbito da proposta apresentada pelo FEELab/UFP ao Ministério da Justiça.
A proposta aponta para que os interrogatórios e as inquirições policiais e judiciais sejam objeto de gravação em vídeo “para análise da expressão facial da emoção e utilização em sede de julgamento”, explicou o diretor do FEELab.
Recorde-se que o Prof. Doutor Freitas-Magalhães foi o único investigador de todas as universidades do mundo distinguido pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford pelo artigo científico “Facial Expression of Emotion” e recentemente editada pela Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo.
FEELab/UFP
Palways emotional
10 Years of Pioneering and Innovation

Sem comentários:

Enviar um comentário